O Sp. Braga deu início na manhã deste domingo às comemorações do 104.º aniversário. À margem do habitual hastear da bandeira, que decorreu no pavilhão do clube, António Salvador discursou perante uma plateia composta por cerca de 400 associados. O presidente dos minhotos realçou que "hoje o Sp. Braga está no ponto mais alto da sua história", mas lembrou aos presentes que o "sucesso não é um dado adquirido" e que "tem de ser conquistado dia após dia".   

As comemorações do 104º aniversário prosseguem pelo final da manhã com a entrega dos emblemas de ouro e prata aos sócios que completaram 50 e 25 anos de filiação, respetivamente, e terminam com a Gala Legião de Ouro, que decorre amanhã à noite, na Arena do Sp. Braga (21h30). 

O discurso de António Salvador na íntegra:

"O Sporting Clube de Braga celebra hoje 104 anos. É uma oportunidade para recuarmos no tempo e recordarmos aqueles que sonharam e fundaram este clube. Penso neles enquanto exemplos. Imagino neles a ambição, a audácia e o ímpeto que ainda hoje são a imagem do Sporting Clube de Braga. Devemos recordar, porém, que a nossa história coletiva não é uma história de facilidades e de sucessos alcançados de mão beijada. Não é sequer uma história linear, isenta de avanços e recuos, de dúvidas e hesitações, de perigos e ameaças.

A afirmação e o crescimento do Sporting Clube de Braga conheceram muitas interrupções, muitos desvios e muitas improbabilidades. Fomos, demasiadas vezes, um clube no limiar da sobrevivência. Nada disto diminui as gerações que nos precederam. Todas elas desempenharam um papel para sermos aquilo que somos hoje. Não tenho a menor dúvida de que a grande mensagem que podemos transmitir, neste dia de aniversário, a todos aqueles que se dedicaram ao Sporting Clube de Braga, é a mensagem de que tudo valeu a pena. Todo o esforço, todas as lutas, todos os desaires, todas as derrotas, todos os insucessos. Tudo valeu a pena.

Estou em vias de completar, como sabem, 22 anos na presidência deste clube. É um orgulho e uma responsabilidade que abraço diariamente, reconhecendo o meu pequeno papel nesta história coletiva com mais de um século. O clube que me é confiado pelos sócios é também o clube que me foi transmitido por todos aqueles que o serviram antes de mim. Penso neles ao constatar quão grande é hoje o Sporting Clube de Braga e imagino quão gratos e realizados se sentiriam se pudessem conhecer este Braga de 104 anos. Se pudessem percorrer estas instalações. Se pudessem ver as centenas e centenas de crianças e jovens que connosco crescem todos os dias. Se pudessem perceber a nossa dimensão social e a nossa base associativa com mais de 31.500 membros. Não tenho dúvidas: o clube que somos hoje seria o orgulho de todos os dirigentes, todos os atletas e todos os sócios que tanto deram de si por este símbolo e que já não estão entre nós para contemplar o resultado desse esforço.

Para todos nós, que temos o privilégio de viver o presente e de contribuir para o futuro, sobra, como já disse, um enorme brio e uma gigante responsabilidade. Julgo ser factual que o Sporting Clube de Braga está hoje no ponto mais alto da sua história, tanto no plano desportivo como nos planos social, estrutural e patrimonial. Seria um erro, diz-nos o passado, considerar qualquer um destes ganhos como definitivo. Não, o sucesso do nosso clube não é um dado adquirido. O sucesso do nosso clube tem de continuar a ser conquistado dia após dia. É nosso dever compreender e sentir o peso da história e o compromisso com as gerações do presente e do futuro. Eu acredito no Sporting Clube de Braga. Um clube de base social, focado em servir a comunidade e em ajudar a concretizar os sonhos das suas gerações. Um clube de todos, universal. Onde cabem todas as pessoas, independentemente da origem, do género, da raça, da idade ou da condição social. Esse é o Sporting Clube de Braga que nasceu há 104 anos. Esse é o Sporting Clube de Braga que hoje temos perante nós. Que orgulho é fazer parte desta imensa jornada. Muito obrigado a todos. Viva o Sporting Clube de Braga."