Uma delegação da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), acompanhada de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia, visitou na manhã desta segunda feira a ala de pediatria do IPO do Porto.

Motivada pela quadra natalícia, a iniciativa foi o momento final de um percurso iniciado há já algumas semanas, com o envio, por parte dos árbitros, de cartões de boas-festas às crianças internadas na referida unidade de saúde. 

Os árbitros internacionais João Pinheiro, Gustavo Correia, Filipa Prata, Rúben Santos, Gustavo Barros, Sérgio Soares e Bruno Jesus ofereceram presentes às crianças e receberam, por parte dos responsáveis do IPO do Porto, informações sobre as atividades, as necessidades e o modo de funcionamento.

A APAF esteve representada por elementos dos órgãos sociais, liderados pelo presidente, Luciano Gonçalves, que enalteceu a importância deste tipo de ações. "Com esta iniciativa quisemos aproximar a família da arbitragem de uma realidade que pode ser vivida por qualquer um de nós. Tal como referimos há já algum tempo, os árbitros são humanos, que dentro do campo ou da quadra, devem ser tratados como outro qualquer agente desportivo. Fora do campo, os árbitros também são como os outros seres humanos, com as mesmas alegrias e tristezas, com as mesmas ambições e necessidades", frisou.

Ainda segundo Luciano Gonçalves, a APAF e os árbitros "quiseram mostrar toda a sua solidariedade e carinho para com os doentes e respetivas famílias e elogiar todos os profissionais da saúde, que são um alicerce fundamental da nossa sociedade".  

Através da APAF Solidária, a entidade procura levar a cabo iniciativas que a tornem mais responsável socialmente e mais comprometida com todos aqueles que a rodeiam no desporto e fora dele.