Marcelo já não é jogador do Fluminense. Depois do desentendimento com o treinador Mano Menezes, no final do jogo frente ao Grêmio (2-2), numa altura em que ia entrar na partida, o clube do Rio de Janeiro anunciou a rescisão com o jogador de 36 anos.

No Brasil, noticiam que a relação entre o ex-Real Madrid e o técnico já não era a melhor e que este incidente foi a gota de água para o término da relação. Segundo o GloboEsporte, o lateral esquerdo terá reclamado com o timoneiro do Flu, no momento em que se preparava para entrar e terá acusado Mano Menezes de o lançar em campo para agradar aos adeptos: «Está a encostar-se a mim para ficar bem junto dos adeptos.»

O treinador do Fluminense, em conferência de imprensa, relatou ter ouvido «algo que não gostou», mas não revelou o contéudo das palavras do internacional brasileiro.

Depois de ter sido formado no clube, que representou, a nível sénior, em 2006, antes de rumar ao Real Madrid, Marcelo voltou ao Fluminense em 2023. Realizou 68 jogos nesta segunda passagem, registando cinco golos e três assistências.