A Espanha venceu esta terça-feira a vizinha França, por 2-1, e é a primeira seleção a apurar-se para a final do Euro 2024.
Se há coisa que esta edição do Campeonato da Europa tem proporcionado são finais antecipadas. Em Dortmund, espanhóis e franceses lutavam por uma vaga na final no Olímpico de Berlim, depois de terem eliminado Alemanha e Portugal, respetivamente.
Quem pensasse que ia ser um jogo enfadonho, enganou-se. Houve emoção do início ao fim. Nos minutos iniciaisosm, as duas equipas começaram a trocar a bola e os primeiros afortunados foram os gauleses.
Aos oito minutos, Ousmane Dembélé abriu na esquerda para Kylian Mbappé, que cruzou perfeito para a cabeça de Kolo Muani, que apareceu no coração da área espanhola. Estava feito o primeiro golo da partida.
No minuto 21, o empate voltou a imperar no encontro. E que golo. Depois de ajeitar a bola para o pé esquerdo, o 'menino' Lamine Yamal efetuou um remate em curva, não dando hipóteses a Mike Maignan.
Depois de um golaço, nada melhor que uma remontada. Quatro minutos depois, a Espanha colocou-se na frente no marcador.
Dani Olmo trabalhou bem na área francesa e rematou rasteiro. Jules Koundé, ao tentar fazer o corte, acabou por colocar a bola dentro da própria baliza. Depois de atribuir o golo ao defesa do Barcelona, a UEFA voltou atrás e 'deu' o golo a Olmo.
No segundo tempo, apesar de várias ocasiões para a duas equipas, o resultado não sofreu mais nenhuma alteração.
A Espanha volta a uma final do Europeu 12 anos depois e disputa a quinta final da sua história. Nas quatro anteriores só perderam uma: em França, 1984.
Na final, marcada para domingo, pelas 20h00, no Estádio Olímpico de Berlim, a Espanha defronta o vencedor da segunda meia-final, de quarta-feira, entre os Países Baixos, campeões em 1988, e a Inglaterra, 'vice' em 2020.
Craque do jogo: Lamine Yamal