Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto e o Ponto Nacional de Informações sobre Desporto divulgaram o Relatório de Análise de Violência associada ao Desporto referente à época 2023/2024, onde se pode verificar um aumento das incidências registadas, mas uma diminuição dos casos de violência nos recintos desportivos.

8.879: foi este o número de incidentes registados na temporada transata no que toca aos recintos desportivos. Em relação aos números do ano anterior (2022/23), regista-se um aumento significativo, com a subida a ser superior a 2.500 casos. Mais de 60% das ocorrências registadas são derivadas por posse ou uso de artefatos pirotécnicos.

A modalidade que domina por completo o número de incidências é o futebol, sendo que a Primeira Liga foi a competição mais responsável por estes números, registando por si só mais de 4.000 mil ocorrências.

No que toca às interdições de acesso a recintos desportivos, o número também cresceu. A subida foi de 100 casos (473 para 573) em relação ao ano anterior, sendo que em apenas 90 dessas interdições houve recurso às instâncias judiciais.