O Sporting terminou na liderança a primeira jornada dos Nacionais de Clubes de atletismo em pista curta. Mas não sem uma polémica que envolveu a participação de Omar Elkhatib nos 400 metros.
A desqualificação de Elkhatib nos 400 metros, por inscrição tardia, dava a liderança ao Benfica, com 38 pontos, mais sete pontos do que a ACD Jardim da Serra e oito do que os leões, porém o protesto do Sporting foi aceite e valeu ao clube de Alvalade o primeiro lugar, com 38,5, mais 1,5 do que os encarnados. Elkhatib, o mais rápido nas duas voltas à pista, foi inscrito em substituição do recordista nacional João Coelho, que se lesionou no aquecimento para a prova.
De regresso após uma lesão que a obrigou a uma longa paragem, Auriol Dongmo ganhou no peso, ao lançar quase mais seis metros do que a segunda classificada, no entanto, os 18,35 metros foram insuficientes para garantir marca de qualificação para os Europeus.
Em femininos, as leoas lideram com 53 pontos, apenas mais quatro pontos do que o Benfica, que, 30 anos depois reconquistou em 2024 a ‘dobradinha’ nos Nacionais em pista curta - pondo termo a um ciclo de 13 vitórias seguidas do Sporting no feminino.
A segunda e decisiva jornada realizar-se-á este domingo, novamente em Pombal.