Domingo amargo para Maverick Viñales em Losail. O piloto da Red Bull KTM Tech3 fez uma exibição sublime no GP do Qatar e cortou a meta em segundo… antes de ser penalizado devido à infração da pressão do pneu, caindo para 14.º.

Ainda antes de se saber da admoestação, em conferência de imprensa o espanhol comentou o desempenho: ‘É claro que acreditava que conseguia fazer isto. É óbvio que não é fácil. Estamos a lutar contra pilotos fantásticos – o Marc [Márquez] e o Pecco [Bagnaia], é óbvio que eles são muito, muito velozes. Mas acreditamos no nosso processo, acreditamos no nosso projeto, acreditamos na nossa KTM. E fizemos um ótimo trabalho’.

Viñales salientou os progressos que tem feito: ‘É óbvio que o começo do ano foi difícil, porque eu ainda não me sentia realmente bem com a moto. Mas, passo a passo, estou a chegar lá. E sei muito bem do meu potencial – só preciso de me manter calmo, paciente e dar o máximo como fiz hoje’.

Na mesma conferência de imprensa, o #12 foi questionado sobre se reparou em algum alerta sobre a pressão do pneu, ao que retorquiu: ‘Só estava a olhar em frente. Nem sequer olhei para mais nada. Não tive tempo, eu estava tão focado a olhar em frente. Mas não me preocupo com o que irá acontecer depois. Estou contente com o resultado, estou contente com o desempenho. Estamos muito satisfeitos’.