O vice-campeão de MotoGP, Francesco Bagnaia realizou um dia de testes produtivo em Barcelona, refletindo acerca das suas impressões sobre a Ducati Desmosedici GP25 e a dinâmica de trabalho com o novo colega de equipa, Marc Márquez. Com três motos à disposição e um plano claro para o inverno, Bagnaia aparentou otimismo acerca da direção do desenvolvimento da Ducati para 2025.
‘A GP25 nasceu bem‘: O veredito de Bagnaia sobre a nova moto da Ducati
Bagnaia teve duas GP25s e uma GP24 ao dispor durante o teste de Barcelona, dando-lhe ampla oportunidade de avaliar a mais recente evolução da Ducati. O italiano ficou encorajado pelo desempenho inicial da moto e a clareza que lhe deu para melhorias futuras.
‘Foi um dia positivo, porque testámos tudo o que precisava de ser testado‘, explicou Bagnaia citado no GPOne.com. ‘Acima de tudo, tornou-se muito claro aquilo em que os engenheiros precisarão de se concentrar este inverno. Quando uma moto nova começa num bom nível, é sempre positivo – significa que nasceu bem e tem potencial’.
O #63 também sugeriu que nos próximos meses terá ainda mais ferramentas, antecipando outra moto para os testes da Malásia.
‘Sempre invejei aqueles que tinham três ou quatro motos na garagem. Na Malásia, iremos acrescentar outra‘, Bagnaia disse com um sorriso.
Márquez e Bagnaia: Uma parceria construída nas travagens
O teste de Barcelona marcou também o início da relação de trabalho de Bagnaia com Marc Márquez, que se estreou como o mais recente «recruta» da Ducati. Embora o italiano não lhe tenha dado conselhos, ambos admitiram que o foco na travagem é essencial.
‘Não houve conselhos, mas os nossos comentários são muito parecidos‘, referiu Bagnaia. ‘Os pedidos são os mesmos, o que acelera o trabalho porque procuramos as mesmas coisas‘.
Bagnaia reconheceu que há diferenças nos estilos de pilotagem, mas notou uma semelhança importante que pode revolucionar o desenvolvimento da Ducati.
‘No que toca à travagem, somos muito parecidos. Somos dois pilotos que dependem fortemente dos travões e põem muita carga neles, então estamos à procura das mesmas sensações‘.
Início promissor para a equipa de sonho da Ducati
O alinhamento entre Bagnaia e Márquez durante o primeiro teste juntos é um vislumbre impressionante do que se poderá vir a tornar uma parceria impressionante. Com ambos os pilotos a irem na mesma direção e a Ducati GP25 a mostrar sinais iniciais promissores, a equipa do construtor italiano pode estar a caminho de mais uma época dominadora.
‘Eu e o Marc tivemos as mesmas sensações, e isto certamente faz diferença no que toca a trabalhar’, rematou Bagnaia.
Enquanto o pelotão do MotoGP se prepara para a época de 2025, todos os olhos estarão nesta dupla dinâmica. Se a colaboração tiver frutos como no teste de Barcelona, a Ducati pode ter construído uma das duplas mais fortes na história recente da categorira rainha.