O Benfica já conhece o seu adversário nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os encarnados já sabiam que teriam pela frente um dos gigantes europeus, Barcelona ou Liverpool e foram mesmo os catalães a sair em sorte à equipa portuguesa, a única que continua em prova depois do Sporting cair no playoff frente ao Borussia Dortmund.

A primeira mão vai jogar-se a 4 ou 5 de março, no Estádio da Luz, e a segunda a 11 ou 12 do mesmo mês, fora.

Após ultrapassar o Monaco no playoff, com uma vitória por 1-0 no principado e um empate 3-3 em Lisboa, a tarefa do Benfica será agora mais complicada, frente a um dos colossos do futebol europeu.

O Benfica já sabe o que é jogar com o Barcelona esta temporada, num dos jogos mais loucos do ano, em que os encarnados foram para o intervalo a ganhar por 3-1 e acabaram por perder por 5-4. A vitória na Luz seria decisiva para os catalães, que lideram a La Liga, seguirem para um tranquilo apuramento direto da fase de liga para os oitavos de final da Champions, evitando o playoff.

Em todas as competições oficiais, Benfica e Barcelona já se encontraram 10 vezes e o saldo é até equilibrado: há quatro vitórias dos espanhóis, duas do Benfica e quatro empates. O primeiro confronto entre as duas equipas é um dos mais importantes jogos da história do Benfica, que em 1961 bateu o Barcelona em Berna para conquistar pela primeira vez a Taça dos Campeões Europeus.

Fora essa final, a única vez em que os caminhos das duas equipas se cruzaram numa fase a eliminar da Champions aconteceu em 2006, com os encarnados a caírem nos quartos de final após nulo em Lisboa e uma derrota por 2-0 em Camp Nou. O Barcelona acabaria por vencer essa edição da Liga dos Campeões.

O vencedor deste embate terá pela frente nos quartos de final quem sair da eliminatória entre Borussia Dortmund e Lille.

Embates dos oitavos de final da Champions:

Club Brugge-Aston Villa
Borussia Dortmund-Lille
Real Madrid-Atlético Madrid
Bayern Munique-Bayer Leverkusen
PSV-Arsenal
Feyenoord-Inter
Benfica-Barcelona
PSG-Liverpool