
Quem é, afinal, a melhor equipa em Portugal? Conseguirá o Benfica sagrar-se heptacampeão nacional, feito apenas concretizado pelo Técnico (1947/48-1952/53) e Sp. Espinho (1994/95-1999/00)? Ou o Sporting, finalista na época passada, vai ter a capacidade para interromper a avassaladora caminhada das águias na Liga Una e recuperar o título que celebrou pela última vez, sexta no seu historial, em 2017/18?
Estas são as grandes questões que começam a ser discutidas esta sexta-feira (17h30), no Jogo 1 da final do play-off, à melhor de cinco, e que tem a Luz como palco, após os detentores do título terem liderado a fase inicial.
«Não há a menor dúvida de que o Sporting quer muito vencer-nos. Faz seis anos que não perdemos [em 2019/20 não houve campeão devido à pandemia]. Por isso, não tenho dúvida que virão com tudo. Vão tentar o máximo para ganhar. Mas não iremos facilitar, como é óbvio, queremos o hexacampeonato», garantiu o treinador das águias, Marcel Matz, o homem que tem liderado esta senda de sucesso, à comunicação do clube na antevisão de mais um dérbi.
O quinto de uma temporada em que as duas formações dividiram quase tudo o que havia para dividir. Primeiro porque cada um ganhou um jogo da fase regular: o Sporting foi vencer à Luz por 1-3 e o Benfica a Alvalade por 2-3. Depois, porque os verdes e brancos levaram a Supertaça (1-3) e os encarnados a Taça de Portugal, pela 21.ª ocasião, mas contra o Leixões, que eliminou o Sporting nas meias-finais.
A vantagem está, no entanto, do lado dos homens de João Coelho, que logo no início da temporada encontraram o grande rival de Lisboa na final da Taça Ibérica e resolveram as coisas a seu favor (3-1).
«O primeiro jogo das finais tem sempre uma tensão um pouquinho mais elevada. Vamos, naturalmente, jogar desinibidos, porque iremos estar fora e temos que ganhar lá um jogo, dê como der», começou por salientar o técnico leonino ao site do clube. «Vamos querer entrar bem e mostrar a capacidade que demonstrámos ao longo de toda a época: que podemos discutir qualquer partida, lutar pela vitória e trazer uma vantagem para o Jogo 2».
«Não temos o factor casa, mas já mostrámos personalidade e capacidade para ganhar ao Benfica e na Luz. Entraremos como se disputam as finais, e como temos feito. Já vencemos duas competições e queremos acabar a época como começámos», completou Coelho.
Em 2023/2024, o Benfica resolveu a conquista do seu 12.º título, face ao Sporting por 3-1.