Uma pequena vingança para o Manchester City. Após a derrota na final da FA Cup contra o Manchester United, os campeões ingleses bateram este sábado o grande rival em Wembley para conquistar a Community Shield 2024 (1-1, 7-6 g.p,). Bernardo Silva, de cabeça, manteve a sua equipa na discussão do título

De forma natural - a competição continua a ser encarada de pouco relevo no futebol inglês -, as equipas apresentaram-se a meio gás e com muita juventude em campo. Num ritmo morno, os campeões da Premier League tiveram mais bola e oportunidades até ao descanso.

Um remate ao poste de James McAtee acabou por ser o principal momento da primeira parte. O melhor que o Manchester United conseguiu foi um lance bem trabalhado no último terço, mas mal definido por Marcus Rashford.

O encontro, para alegria dos espetadores, animou no segundo tempo. Os Red Devils melhoraram e estiveram perto do golo. Bruno Fernandes teve um fantástico tento anulado devido a posição irregular, enquanto Marcus Rashford acertou no ferro num contra-ataque venenoso.

Cheirava a bola nas redes de Alejandro Garnacho assumiu o papel de herói, ele que tinha também marcando na final da FA Cup. Servido por Bruno Fernandes, fez um bom movimento interior e atirou colocado para a festa vermelha.

O Manchester City parecia destinado à quarta derrota consecutiva na prova, mas Bernardo Silva, depois de poucos minutos em campo, empatou a partida num belo cabeceamento. Em dia de aniversário, um momento especial para o internacional luso.

Além do novo trintão, Rúben Dias e Matheus Nunes - entrou aos 63 minutos - foram utilizados por Pep Guardiola, enquanto Bruno Fernandes e Diogo Dalot foram titulares pelo Manchester United. Os últimos quatro portugueses referidos marcaram as suas tentativas no desempate dos 11 metros.

Bernardo até desperdiçou o seu pontapé de penálti, mas os falhanços de Jadon Sancho e Jonny Evans acabaram por definir o vencedor do troféu. Pela primeira vez desde 2019, o Manchester City venceu o título de abertura do futebol inglês.