Imagine uma excursão com 500 portugueses deslocar-se a Espanha para apoiar uma modesta equipa da 5.ª divisão do país vizinho. Esta frase já provoca certamente muita estranheza, mas se lhe dissermos que este movimento nasceu durante uma brincadeira num podcast ainda menos sentido fará. Pois bem... mas aconteceu mesmo.

Certo dia, no 'Falsos Lentos' apresentado por Diogo Batáguas, Manuel Cardoso e Carlos Coutinho Vilhena, um dos humoristas faltou ao programa e foi 'picado' pelos colegas, que lhe perguntaram onde estava. "Estou num almoço de família em Jerez de los Caballeros." A resposta, como não poderia deixar de ser, provocou gargalhadas e a brincadeira prolongou-se. "É uma terra inventada, é hilariante", ouviu-se.

Pouco tempo depois, um dos membros do podcast ofereceu aos colegas uma camisola do Jerez CF para que todos pudessem finalmente torcer pela mesma equipa. A brincadeira ganhou dimensão com o passar do tempo, ao ponto deste simpático emblema de Badajoz ter tido um exponencial crescimento de seguidores na rede social X, passando de 600 para quase... 10 mil. "Tornámo-los membros e convidámo-los a vir a um jogo. Sugeriram-nos que gravássemos um podcast aqui e disseram-nos que iam tentar organizar uma excursão para os fãs do programa virem a Jerez. E marcámos uma data, 12 de abril, porque achámos que era uma boa altura para visitar a cidade na Páscoa", diz Manuel Fernández, vice-presidente do clube, em declarações à Marca.

E assim foi. No passado sábado, cinco centenas de pessoas, oriundas de Lisboa, Porto e outras regiões, percorreram quilómetros até a esta pequena localidade espanhola para apoiarem um clube que até há bem pouco tempo nem sabiam que existia. Vestidos de verde e preto, as cores do Jerez, e com bandeiras, tambores e vozes afinadas, esta claque improvável viveu o ambiente pré-jogo, onde desfrutou de uma deliciosa paella ao som de alguns DJ's, tendo depois animado as bancadas com cânticos ruidosos. O jogo frente ao Montijo terminou empatado a zeros, mas o dia acabou por ser inesquecível para todos. 

"Esperamos que seja o início de uma amizade duradoura. Eles ficaram encantados e a nossa intenção é continuar com estes encontros hispano-portugueses", afirmou o presidente Francisco Javier Flores.