
Após uma severa penalização imposta à sua equipa Joe Gibbs Racing na sequência da Daytona 500, o piloto Chase Briscoe mantém-se resoluto. O seu otimismo está enraizado no processo de apelação em curso. Embora a situação não seja ideal, Briscoe acredita que não irá desviar a sua temporada, mesmo que a apelação não vá a favor deles.
Expressando a sua gratidão pela oportunidade de apelar, Briscoe partilhou as suas esperanças de um resultado positivo durante uma interação no Atlanta Motor Speedway durante o fim de semana. A penalização controversa envolveu uma modificação a uma peça de fornecimento único, o spoiler do carro nº 19 de Briscoe, que foi destacado durante uma inspeção pelo Centro de P&D da NASCAR.
As consequências foram severas: uma dedução de 100 pontos, uma multa de 100.000 dólares e a perda de 10 pontos de playoff. Além disso, James Small, o chefe de equipa de Briscoe, enfrenta uma suspensão de quatro corridas da Cup Series. No entanto, como o processo de apelação está em andamento, a suspensão de Small está adiada. A NASCAR ainda não anunciou a data da apelação.
Esta penalização surge cedo na passagem de Briscoe pela Joe Gibbs Racing, e uma apelação sem sucesso poderia levar a uma ausência de um mês tanto de Briscoe como de Small da competição, um retrocesso potencial para o impulso e camaradagem da equipa.
Apesar de admitir o momento desfavorável e o impacto potencial, Briscoe mantém-se confiante na profundidade de talento na JGR, insinuando-se a figuras como Chris Gabehart, o diretor de competição, e outros que poderiam intervir. No entanto, enfatizou a importância de manter a sua química em desenvolvimento com Small, um aspeto integral da sua estratégia no início da temporada.
Um experiente chefe de equipa da Cup Series, Gabehart passou anteriormente seis temporadas com Denny Hamlin. Após a penalização, Briscoe encontra-se numa posição precária, com um déficit de 67 pontos e uma perda de 10 pontos de playoff. No entanto, ele prospera na adversidade e vê o seu novo papel na JGR como uma situação em que é obrigatório vencer, sugerindo que este retrocesso não altera necessariamente a sua perspetiva.
A penalização realmente aperta as cordas, não deixando espaço para erros. Semelhante à sua experiência na Stewart-Haas Racing no ano passado, quando uma penalização de verão o forçou a garantir o seu lugar nos playoffs na última corrida da temporada regular, Briscoe percebe que ele e a sua equipa não podem permitir-se uma temporada difícil.
Caso o recurso não seja bem-sucedido, isso eliminaria a sua margem de manobra, como Briscoe diz, os seus “mulligans”. Qualquer desempenho fraco ou DNFs poderia comprometer as suas perspetivas de playoffs. Apesar destes potenciais obstáculos, Briscoe mantém-se comprometido em vencer, um requisito vital para qualquer candidato ao campeonato que aspire a garantir um lugar nos playoffs. Em meio a estes desafios, é claro que o espírito do piloto permanece inabalável e a sua determinação inquebrantável.