A Cadillac reafirmou o seu compromisso com o Campeonato de Automóveis Desportivos IMSA WeatherTech e o Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), enquanto se prepara para uma entrada inovadora na Fórmula 1 em 2026. A marca americana, uma divisão chave da General Motors, está a manter os seus programas de automóveis desportivos ao lado dos seus planos ambiciosos de se juntar à grelha da F1, marcando uma nova era para a marca nos desportos motorizados globais.
Equilíbrio: Fórmula 1 e Corridas de Automóveis Desportivos
“Estamos comprometidos em competir a tempo inteiro na IMSA e no WEC,” confirmou um porta-voz da Cadillac, acrescentando que a Fórmula 1 será uma “grande adição ao nosso portfólio de corridas.”
O foco sustentado da Cadillac nas corridas de automóveis desportivos garante a continuidade da sua campanha V-Series.R LMDh, que estreou em 2023 nas classes GTP da IMSA e na categoria Hypercar do WEC. O ciclo de homologação de cinco anos para a V-Series.R irá até ao final de 2026, sobrepondo-se à estreia da Cadillac na F1 sob o novo quadro regulatório que se aproxima.
Fundamentos Sólidos na IMSA e no WEC
Na IMSA, a Cadillac tem alcançado um sucesso significativo, vencendo edições consecutivas da corrida de 10 horas Petit Le Mans e mantendo uma robusta parceria com a Wayne Taylor Racing (WTR) e a Action Express Racing. A WTR, que recentemente se reuniu com a Cadillac, garantiu anteriormente uma memorável vitória nas 24 Horas de Daytona em 2020.
A aventura da Cadillac no WEC tem sido mais desafiante, com a marca ainda à procura da sua primeira grande vitória. A temporada de 2024 mostrou-se promissora, destacando-se uma pole position em Fuji assegurada pela sua equipa gerida pela Chip Ganassi Racing. Para 2025, os esforços da Cadillac no WEC irão transitar para uma colaboração com a poderosa equipa britânica JOTA, marcando a sua primeira entrada no WEC totalmente apoiada pela fábrica.
Um Salto para a Fórmula 1: Juntando-se ao Pinnacle do Motorsport
A entrada da Cadillac na Fórmula 1 sob o quadro regulamentar de 2026 sinaliza a crescente ambição da marca no desporto automóvel. A parceria com a General Motors e a aquisição de ativos do projeto Andretti Global estabeleceram as bases para este empreendimento. A lenda das corridas Mario Andretti irá servir como diretor da equipa, trazendo um legado histórico à estrutura de gestão da equipa.
À medida que a Cadillac se prepara para entrar na F1, o compromisso do fabricante com os seus programas existentes permanece firme. O programa V-Series.R irá persistir na IMSA e no WEC até 2026, com um modelo sucessor provavelmente em desenvolvimento para competição sob regulamentações alargadas até 2029.
A Visão Unificada da Cadillac para o Motorsport
O compromisso duplo da Cadillac com a Fórmula 1 e as corridas de carros desportivos destaca uma abordagem holística ao motorsport. Ao aproveitar a sua experiência em corridas de resistência e abraçar novos desafios na F1, a Cadillac pretende fortalecer a sua presença global enquanto continua a inovar.
Com a Wayne Taylor Racing, Action Express Racing e JOTA a liderar os seus esforços na IMSA e WEC, e Mario Andretti a oferecer a sua experiência na F1, a Cadillac está pronta para um futuro emocionante. Os resultados das próximas temporadas nas corridas de resistência moldarão sem dúvida a sua estratégia a longo prazo, mas por enquanto, o construtor automóvel americano está totalmente empenhado—dentro e fora da pista.