
Terminada a primeira fase do Campeonato de Portugal (CP), é tempo de fazer contas. Enquanto Vitória de Guimarães B, Paredes, Leça, AD Marco, CD Fátima, Lusitano de Évora e Amora seguem na luta pela subida à Liga 3, 20 equipas despediram-se dos escalões nacionais.
Quem luta pela subida?
Nas contas da fase de subida à Liga 3, as oito equipas qualificadas foram divididas em duas séries. Os dois primeiros classificados de cada uma vão subir um degrau na pirâmide do futebol português.
Entre as equipas que vão disputar a Série A, Vitória SC B, USC Paredes e Leça entraram na última jornada já com o bilhete para a fase de subida debaixo do braço. Já o Marco sabia que precisava de fazer o mesmo resultado na casa do União de Lamas, que o Salgueiros registasse na receção à Camacha. O bis de Bruno Guimarães segurou o segundo lugar dos comandados de Pedro Barroso.
Na série B, Lusitano de Évora e O Elvas chegam com maior favoritismo, tanto por terem garantido anteriormente o bilhete para esta fase, como por terem surpreendido o país com campanhas notáveis na Taça de Portugal. À semelhança dos clubes alentejanos, o Amora também disputou a última jornada com o primeiro objetivo da época no bolso rumo a um regresso imediato à Liga 3.
A última vaga foi disputada por Arronches e Benfica e Fátima até ao fim. A equipa da Zona Centro até perdeu na visita a Mortágua (0-2), mas beneficiou que os encarnados também deslizassem na receção ao O Elvas (0-1) para festejar. Recorde-se que a equipa mais jovem do CP, excetuando equipas B, foi a última entre as participantes na Série B a disputar campeonatos profissionais, em 2010/2011.
Alguns históricos não conseguiram evitar descida aos Distritais
A alegria e ambição de disputar a subida à Liga 3 contrasta com o desalento das 20 equipas que se despediram dos campeonatos nacionais. Gondomar, Sertanense, União de Coimbra, Fabril do Barreiro, Barreirense e Marítimo B encabeçam os conjuntos que rumam aos distritais.
Destaque ainda para a descida do Guarda FC, representante de uma região, que se despede após perder seis dos últimos sete jogos da época, e para o Pêro Pinheiro, que desceu de divisão pela segunda época consecutiva.
Contas finais da Série A
Qualificados para a fase de subida: Vitória de Guimarães B e Paredes.
Despromovidos: Atlético dos Arcos, Dumiense, Os Sandinenses, Pevidém e GD Joane.
Contas finais da Série B
Qualificados para a fase de subida: Leça e AD Marco.
Despromovidos: SC Régua, Marítimo B, Coimbrões, Gondomar e Guarda FC
Contas finais da Série C
Qualificados para a fase de subida: O Elvas e CD Fátima
Despromovidos: Pêro Pinheiro, Alcains, Sertanense, União 1919, SC Pombal
Contas finais da Série D
Qualificados para a fase de subida: Lusitano de Évora e Amora.
Despromovidos: Estrela de Vendas Novas, Barreirense, Operário Lagoa, Moura, Fabril do Barreiro.