Em semana de Taça de Portugal, o Casa Pia atravessa o Rio Tejo para enfrentar um 'velho conhecido'. No próximo sábado (15 horas), os gansos deslocam-se até ao mítico Estádio da Medideira, para defrontar o Amora, na terceira eliminatória.

Será a 30.ª vez que os clubes se defrontam, com o primeiro confronto a ter acontecido há 84 anos, a 19 de janeiro de 1940. Na altura, o Amora, a jogar em casa, venceu por 5-0, num jogo a contar para a série III da primeira fase - Estremadura, da segunda divisão.

Contudo, são os lisboetas que têm vantagem no confronto direto. Em 29 jogos, os casapianos venceram por 14 vezes, contra 11 triunfos do emblema do concelho do Seixal. Foram, ainda, registados quatro empates.

A partida deste fim de semana será, também, a segunda vez que Casa Pia e Amora se enfrentam na Taça de Portugal. Em 1977/78, os amorenses derrotaram os casapianos, por 0-1, nos 32 avos de final da prova.

Na última vez que estas formações disputaram um encontro, a vitória sorriu aos gansos. Triunfo por 1-0, com golo de Miguel Bandarra (56'), na 33.ª jornada da série D, do Campeonato de Portugal, em 2018/19.

Cinco anos depois, Casa Pia e Amora voltam, agora, a reencontrar-se. Os casapianos estão a viver a melhor fase da história, em 104 anos de existência, estando há três épocas consecutivas na primeira divisão. Já a turma amorense milita no Campeonato de Portugal. Neste momento, está na sexta posição da série D.