Se depender da vontade dos procuradores do Ministério Público, Luis Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos responsáveis do Vitória Futebol Clube serão condenados por corrupção e fraude fiscal no processo que ficou conhecido como caso dos emails e que envolve a transferência fictícia de jogadores brasileiros para desviar dinheiro dos cofres benfiquistas.
A notícia foi avançada pelo “Jornal de Notícias” e confirmada pelo Expresso junto de fonte judicial.
O atual presidente do Benfica, Rui Costa e o ex-administrador Domingos Soares de Oliveira foram investigados mas surgem agora como testemunhas da acusação. O depoimento de Luís Filipe Vieira, que na altura dos factos era presidente da SAD terá sido decisivo para ilibar Rui Costa, que na altura era administrador: Vieira assumiu que era ele quem tomava as decisões e que tanto Rui Costa como Domingos Soares Oliveira, CEO da SAD benfiquista, assinavam de cruz muitas das suas decisões.
Entre os acusados pela procuradora Cristiana Mota estão, para além de Vieira e Gonçalves, as SAD do Benfica e do Vitória de Setúbal e os antigos responsáveis sadinos Fernando Oliveira e Paulo Grencho. Vítor Valente, Francisco Oliveira e Adolfo Oliveira também são acusados.