No mundo de alta octanagem da NASCAR, o apelo de um colossal prémio em dinheiro no final da corrida muitas vezes alimenta as incessantes perseguições dos pilotos. A recente controvérsia durante a última volta em Atlanta, como apontado fervorosamente por um fã, sublinha este facto. Não é apenas a emoção da corrida, mas a fortuna financeira que a acompanha que mantém os motores dos pilotos a todo vapor. Esta busca por ganhos monetários está também no cerne do Programa de Embaixadores de Pilotos da NASCAR (DAP), que foi acolhido de braços abertos por Chase Elliott da Hendrick Motorsports.

Anteriormente conhecido pelo seu comportamento reservado e aparições públicas esparsas, Elliott mudou de marcha desde 2025. A sua presença pública amplificada, marcada por mais anúncios e uma aparição como convidado no Super Bowl, demonstra a implementação bem-sucedida do DAP.

O DAP é uma iniciativa baseada em aplicativo, desenvolvida em colaboração com a empresa de software para construção de marcas de atletas INFLCR. O programa recompensa os pilotos com pontos por oportunidades de media, como aparições na televisão, com o potencial de um único piloto acumular até 2 milhões de dólares por ano. Com o melhor desempenho a embolsar 1 milhão de dólares e o que menos ganha ainda a levar para casa uma quantia considerável de 7500 dólares, o DAP redefiniu o jogo para os pilotos da NASCAR.

Elliott, ao lado de Bubba Wallace, deu início à temporada com uma série de aparições na media em Chicago, incluindo uma participação com a Barstool Sports. O seu apoio aos Philadelphia Eagles durante o Super Bowl LIV foi transmitido no grande ecrã do mega evento, destacando ainda mais o seu aumento de envolvimento com a media.

No entanto, a iniciativa da NASCAR não é exclusiva de Elliott. Outros pilotos também se juntaram ao programa, alinhando-se a novas marcas para oportunidades de publicidade. Estas parcerias incluem a Xfinity com o piloto Tyler Reddick da 23XI Racing, a Consumer Cellular com o piloto Brad Keselowski da RFK Racing, e a Chili’s com o Chevrolet nº 7 da Spire Motorsports. Até mesmo o gigante da comida rápida Chipotle entrou na cena da NASCAR com um contrato de patrocínio com o piloto Ryan Blaney e um acordo de pista com o Atlanta Motor Speedway.

O presidente da NASCAR, Steve Phelps, reconheceu o sucesso do programa, afirmando que este abriu várias avenidas para o crescimento colaborativo. As equipas, notou, estão receptivas às novas oportunidades apresentadas pelo DAP.

No entanto, o programa tem os seus críticos. Quando o DAP foi introduzido pela primeira vez, Ryan Blaney comparou-o a ser pago a horas extra. Mas, em meio a uma controvérsia contínua, incluindo um processo do lendário jogador da NBA Michael Jordan acusando a NASCAR de ‘práticas monopolistas’, alguns, como o ex-piloto Jeremy Mayfield, veem o DAP como uma tentativa de controlar a narrativa do desporto. Mayfield sugeriu que a NASCAR poderia estar a pagar os pilotos para dizerem coisas positivas sobre o desporto como parte de uma estratégia de marketing.

Apesar dessas alegações, o sucesso do Programa de Embaixadores de Pilotos é inegável. Liderado por Chase Elliott e outros, o DAP oferece uma plataforma lucrativa para os pilotos da NASCAR, mudando a face do desporto uma oportunidade de mídia de cada vez.