O Brasil vai passar a penalizar os jogadores que colocarem os dois pés em cima da bola. Decisão tomada depois de Memphis Depay fazê-lo.

Memphis Depay foi o fator que levou a uma mudança no futebol brasileiro. A partir desta semana, qualquer jogador que coloque os dois pés sobre a bola e se equilibre nesta, será punido com cartão amarelo e a equipa adversária será beneficiada com um livre indireto.

«Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipa adversária. Facto este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas», explica a CBF num comunicado.

Memphis Depay, avançado do Corinthians que desencadeou toda a polémica, já reagiu e criticou a decisão da CBF.

«Então eu realmente fui ao Brasil para também experimentar o Joga Bonito em primeira mão, mas agora a CBF anunciou ontem que nenhum jogador não pode ficar em pé na bola ou o jogador receberá um cartão amarelo. Foi decidido depois que eu me equilibrei na bola por alguns segundos na última final da Copa Paulista. Não que isso seja um fator tão importante no futebol, mas não vejo o problema aqui. O futebol brasileiro está a elevar-se… e merece visibilidade global! Há muito talento por aqui. A alegria e a paixão na forma de nos expressarmos em campo não devem ser limitadas. Então eu realmente me pergunto como é que está a direção da CBF? Quem está a decidir o futuro deste belo país do futebol? Concentremo-nos nas regras que podem melhorar o desporto e na vertente empresarial do futebol, que beneficia os clubes, os adeptos e os jogadores, em vez destes anúncios idiotas», escreveu o avançado no X.