
Depois da vitória categórica (0-3) frente ao rival Inter que permitiu a passagem à final da Taça de Itália, Sérgio Conceição alcançou um registo quase inédito para técnicos lusos em solo italiano e procura levantar um troféu que escapa aos Rossoneri há 22 anos.
Para encontrar uma vitória do AC Milan neste prova, é necessário recuar até à época 2002/03, que contou com Carlo Ancelotti ao leme do comando técnico e Rui Costa no plantel.
Com a passagem à final, o português tornou-se apenas o segundo treinador luso a conseguir tal feito, depois de José Mourinho, que levantou a taça em 2010, ao serviço do vizinho Inter. O técnico ex-Porto vai disputar a 15ª final da carreira e regista números extremamente positivos, com nove vitórias.
Ao serviço da equipa que tem no plantel os portugueses Rafael Leão e João Félix, Conceição pode levar de vencida a segunda final, depois de triunfo na Supertaça.
Esta época, o Milan tem demonstrado superioridade nos embates frente ao Inter: em cinco encontros venceu três e empatou dois.
A final da Taça de Itália será disputada no dia 13 de maio, em Roma. O adversário será decidido no encontro realizado na noite desta quinta-feira, que opõe Bologna e Empoli e onde a turma de Rossoblu tem uma vantagem de três golos, proveniente da primeira mão.