
Batalha Legal Explosiva em Decurso: 23XI Racing e Front Row Motorsports Atacam a NASCAR com Pedido de Arquivamento
Num desenvolvimento dramático no mundo do automobilismo, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports desencadearam uma manobra legal feroz esta quarta-feira, apresentando um pedido de arquivamento da contra-alegação da NASCAR contra elas. As equipas classificaram as ações da NASCAR como nada menos que “um ato de desespero.”
A saga começou a 5 de março, quando a NASCAR lançou a sua contra-alegação, visando as duas equipas de corrida e Curtis Polk, um co-proprietário da 23XI Racing. As alegações incluem supostas violações do Sherman Act e acusações de conspiração.
Num comunicado inflamado, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports declararam: “A contra-alegação retaliatória da NASCAR é um ato de desespero que não pode resistir a um pedido de arquivamento. Não consegue alegar os factos necessários para fundamentar uma reclamação.” As equipas argumentam que a NASCAR está a empregar táticas de litígio para intimidar outras equipas de corrida, ameaçando severas repercussões se estas se atreverem a desafiar o que descrevem como o monopólio ilícito da NASCAR.
A controvérsia escalou quando o advogado principal da NASCAR utilizou a contra-alegação como plataforma para realizar uma conferência de imprensa, emitindo um aviso severo. Ele afirmou que se os demandantes saírem vitoriosos nas suas alegações antitruste, a NASCAR poderá desmantelar o sistema de cartas que as equipas de corrida dependem para as suas operações.
Central ao argumento para o arquivamento está a afirmação de que a contra-alegação da NASCAR carece dos elementos essenciais para provar uma violação do Sherman Act ou mostrar prejuízo antitruste. As equipas sustentam que as alegações da NASCAR não são mais do que uma suposta tentativa de boicote, que está fora do âmbito de uma violação do Sherman Act.
A Front Row Motorsports está a tentar ser desvinculada da contra-reivindicação da NASCAR devido à ausência de quaisquer alegações específicas contra eles que sustentem a alegação de conspiração. Em vez disso, o foco das alegações da NASCAR tem estado principalmente em Curtis Polk.
Notavelmente, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports destacam-se como as únicas duas equipas entre as 15 com cartas que se recusaram a assinar o acordo de carta após negociações prolongadas que duraram dois anos. Um prazo final para a assinatura do acordo foi emitido no início de setembro.
Esta ação judicial antitruste de alto risco, que acusa a NASCAR de envolver-se em práticas anticompetitivas e de funcionar como um monopólio ilegal, foi oficialmente apresentada a 2 de outubro. Uma data de julgamento está marcada para 1 de dezembro, onde tanto a ação antitruste como a contra-reivindicação da NASCAR, caso não seja rejeitada, deverão ser deliberadas.
Enquanto a comunidade de desportos motorizados prende a respiração, o drama legal em desenrolar promete remodelar o panorama das corridas competitivas, com implicações potencialmente de grande alcance para o sistema de cartas da NASCAR e a sua relação com as equipas de corrida.