A composição dos Conselhos Fiscal e de Ajuizamento da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) vai ser definida em segunda volta das eleições dos órgãos sociais, agendados para 11 de janeiro de 2025, anunciou hoje a Mesa da Assembleia Geral.
De acordo com a ata hoje divulgada, a segunda volta está agendada para 11 de janeiro de 2025, entre as 12:00 e as 18:00, depois de uma recontagem de votos, após protestos das listas a concurso, ter levado à definição da direção, da Mesa da Assembleia Geral (MAG), do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça para o quadriénio 2025-2028.
Assim, Luís Arrais foi reeleito presidente da direção, seguindo para um segundo mandato, e a sua lista venceu também na MAG, elegendo um membro para o Conselho de Disciplina, contra dois da Lista B, de Ricardo Antunes, uma divisão replicada no Conselho de Justiça.
No Conselho Fiscal, um empate a 21 votos para cada uma destas listas, com dois para a Lista C, de António Guerreiro, e no de Ajuizamento uma vitória de 21 contra 20 para a Lista B, com três para a C, ditaram a segunda volta.
Na direção, Arrais venceu com 23 votos, contra 19 de Antunes e dois de Guerreiro, com quatro nulos registados -- numa primeira contagem, antes de ser recontado o sufrágio na quinta-feira, eram seis os nulos, numa federação em que a ausência de maioria absoluta de uma lista determina a realização de segunda volta.
Fonte oficial da FGP já tinha adiantado à Lusa, na quinta-feira à noite, a reeleição de Arrais, bem como a segunda volta nos dois Conselhos por definir, com o presidente a cumprir segundo mandato.
Nas eleições ocorridas em 15 de dezembro, Arrais, que preside à FGP desde 2020, tinha obtido 21 votos, contra 19 de Ricardo Antunes, igualmente derrotado no ato eleitoral anterior, e dois de António Guerreiro, numa contagem com seis votos nulos.
Luís Arrais é natural de Torres Novas e antigo autarca de freguesia de São Nicolau, em Santarém, além de ter sido selecionador nacional de trampolins.
Antes de chegar à liderança da FGP, Luís Arrais foi vice-presidente, com os pelouros das seleções nacionais, comunicação e marketing na direção presidida por João Paulo Rocha, que terminou em 2020 o seu terceiro mandato.