
O Comité Olímpico e Desportivo da Coreia do Sul afirmou esta quarta-feira a sua forte intenção de acolher os Jogos Olímpicos de Verão de 2036, durante uma visita à sede do Comité Olímpico Internacional (COI), em Lausana, Suíça.
A delegação sul-coreana, liderada por Ryu Seung-min — antigo campeão olímpico de ténis de mesa nos Jogos de Atenas 2004 e atual presidente do comité coreano — reuniu-se na terça-feira com o presidente do COI, Thomas Bach, como parte da promoção da candidatura sul-coreana.
Num comunicado, os coreanos afirmaram que «o governo, a comunidade desportiva e as autoridades locais têm uma forte vontade de receber os Jogos Olímpicos».
«Enfatizaram particularmente a capacidade da cidade de Jeonju para acolher os Jogos, graças aos seus ativos culturais e históricos, bem como à sua infraestrutura sustentável», acrescenta a nota.
A cidade de Jeonju, capital da província de Jeolla do Norte, foi destacada como local ideal para o evento, graças ao património cultural, histórico e à infraestrutura sustentável já existente. Jeonju foi escolhida, em fevereiro, como cidade candidata sul-coreana, superando Seul numa seleção interna.
A Coreia do Sul já foi anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão em 1988, em Seul, e dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, em Pyeongchang. Além da Coreia do Sul, outros países como a Índia e a África do Sul também manifestaram interesse em receber os Jogos de 2036, sendo que, para ambos, seria a primeira vez.