Denny Hamlin disse-o da melhor forma: “O patrocínio é difícil de conseguir.”

E com a Xfinity a confirmar a sua saída como patrocinador principal da série de segundo nível da NASCAR após 2025, o desporto enfrenta um grande desafio—o seu modelo de patrocínio está ultrapassado, ou a NASCAR está à beira de uma mudança revolucionária?

Xfinity Afasta-se—Mas Não Completamente

A saída da Xfinity como patrocinador principal já se previa há meses, mas agora é oficial: a marca irá afastar-se após 11 anos, deixando a NASCAR à procura de um novo parceiro de nome para a sua série de segundo nível.

🚨 O Que Está a Acontecer?

  • A Xfinity deixará de ser o patrocinador principal após 2025, mas continuará a ser um parceiro de prestígio na NASCAR.
  • A empresa continuará a patrocinar o Toyota Camry No. 45 da 23XI Racing, mantendo a sua presença na pista.
  • A saída segue-se à decisão da NBC de deixar de cobrir a Xfinity Series, com a NASCAR a transferir os seus direitos de transmissão para a CW até 2031.

“11 anos a ser um parceiro de patrocínio tem sido incrível, mas agora é tempo de outra pessoa assumir esse manto,” disse Matt Lederer, VP de Parcerias de Marca & Ativação da Comcast.

Ao contrário da GEICO, que cortou completamente os laços, a Xfinity está pelo menos a dar à NASCAR um período de transição. Mas não se enganem—isto é uma grande perda.

O Modelo de Patrocínio da NASCAR Está Ultrapassado?

Houve um tempo em que grandes corporações como Winston, Nextel e Monster Energy orgulhosamente colocavam os seus nomes nas maiores séries da NASCAR.

Agora? O desporto está a lutar para garantir e manter grandes patrocínios de título.

🔴 A NASCAR eliminou um único patrocinador de título da Cup Series em 2017, optando por um modelo de parceria de prestígio em vez disso.
🔴 A Xfinity Series agora enfrenta a mesma incerteza, sem um substituto claro à vista.
🔴 Grandes marcas como FedEx, GEICO, Monster Energy e Hooters reduziram a sua participação no desporto.

A conclusão? Patrocinadores de renome não estão a comprometer-se com a NASCAR como costumavam.

Um Raio de Esperança? A Nova Iniciativa de “Volta Mais Rápida” da Xfinity

Antes de recuar completamente, A Xfinity está a apresentar um conceito ousado para 2024—o prémio “Xfinity Fastest Lap”.

🏁 Como Funciona:
✔ Um ponto extra será atribuído ao piloto que estabelecer a volta mais rápida em cada corrida.
✔ A equipa também receberá um ponto, tornando-se um potencial fator decisivo na luta pelo campeonato.
✔ Aplica-se a todas as três séries nacionais (Cup, Xfinity e Trucks).

Esta medida mostra que A NASCAR ainda está a experimentar novas formas de envolver os fãs—mas será que é suficiente para substituir o impacto financeiro de perder um patrocinador principal?

O Modelo de Parceiro Principal é Melhor do que um Patrocinador Principal?

O modelo atual da NASCAR depende de quatro “Parceiros Principais”Busch Beer, Coca-Cola, GEICO (anteriormente) e Xfinity—em vez de um único e grande patrocinador principal.

💰 Este modelo é mais sustentável?

  • Menos dependência de uma única empresa significa que a NASCAR não fica incapacitada quando um patrocinador sai.
  • Múltiplas marcas podem investir em diferentes níveis, criando um fluxo de receita mais diversificado.
  • Mais oportunidades de “patrocinador oficial” (por exemplo, “Cerveja Oficial da NASCAR”, “Refrigerante Oficial”, etc.).

Mas aqui está o problema—perder a Xfinity como patrocinador principal deixa um buraco enorme que pode não ser fácil de preencher.

O que acontece agora? As maiores questões da NASCAR a seguir

🚀 A NASCAR conseguirá encontrar um novo patrocinador principal para a Xfinity Series antes de 2026?
🚀 É este mais um sinal de que o modelo de patrocínios da NASCAR está avariado?
🚀 A iniciativa “Volta Mais Rápida” irá adicionar emoção ou parecerá um truque?
🚀 A NASCAR está numa melhor posição financeira hoje, ou mais saídas de patrocínios estão a caminho?

Uma coisa é certa—2025 será um ano decisivo para o modelo de negócios da NASCAR.

Se não conseguirem assegurar um novo patrocinador principal importante, o desporto poderá ser forçado a repensar completamente como financia as suas séries de segunda linha.

Por agora? É um jogo de espera.