Após as primeiras corridas do ano, na Austrália e na China, os pilotos e as equipas entram agora numa curta pausa durante o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025. Os motores dos monolugares só voltarão a fazer-se ouvir no Grande Prémio do Japão, entre 4 e 6 de abril.

Antes da próxima etapa da temporada, nada melhor do que recordar alguns dos melhores (e piores) acontecimentos das últimas duas semanas.

Dos seis DNF's à desqualificação da Ferrari

Depois de uma (longa) espera de vários meses, os monolugares voltaram a fazer-se à pista no mítico Circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália. A corrida de domingo ficou marcada pela chuva e vários incidentes e dos 20 pilotos do grid, apenas 14 conseguiram terminar a prova.

O piloto Lando Norris da McLaren, que tinha conquistado a pole position na prova de qualificação, conseguiu segurar o primeiro lugar até ao final da corrida. Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelo tetracampeão mundial Max Verstappen da Red Bull e o piloto George Russell da Mercedes.

Os pilotos, Max Verstappen da Red Bull (esquerda), Lando Norris da McLaren (centro) e George Russell da Mercedes (Direita) no Grande Prémio da Austrália, em março de 2025.
Os pilotos, Max Verstappen da Red Bull (esquerda), Lando Norris da McLaren (centro) e George Russell da Mercedes (Direita) no Grande Prémio da Austrália, em março de 2025. Scott Barbour

Na semana seguinte, os pilotos e equipas voaram até ao Circuito Internacional de Xangai para o Grande Prémio da China, que regressou ao calendário do campeonato em 2024, após cinco anos de pausa.

A 'dobradinha' da McLaren com Oscar Piastri e Lando Norris em 1.º e 2.º lugar garantiu a liderança da equipa no Campeonato Mundial de Construtores com uma vantagem de 21 pontos em relação à Mercedes de George Russell, que voltou a ficar em 3.º lugar.

Os pilotos, Lando Norris (esquerda) e Oscar Piastri (direita) na primeira 'dobradinha' do ano para a McLaren no Grande Prémio da China, em março de 2025.
Os pilotos, Lando Norris (esquerda) e Oscar Piastri (direita) na primeira 'dobradinha' do ano para a McLaren no Grande Prémio da China, em março de 2025. Kym Illman / GETTY IMAGES

Um fim de semana também marcado pela primeira corrida Sprint do ano, que valeu a Lewis Hamilton a pole position na qualificação e a primeira vitória numa prova ao serviço da Ferrari. Mal a escuderia italiana sabia que essa felicidade seria temporária.

Tudo apontava para que a Ferrari pontuasse mais 18 pontos graças ao 5.º e 6.º lugar na corrida de domingo, mas um erro de análise no desgaste da placa de proteção dos monolugares acabou por levar à desqualificação de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

McLaren lidera ambos os campeonatos

Depois de ter conquistado o Campeonato Mundial de Construtores em 2024, a McLaren soma já 78 pontos nas duas primeiras corridas do ano. Logo a seguir está a Mercedes com 57 e a Red Bull com 36 pontos.

A Williams, que no ano passado não foi além do penúltimo lugar, ocupa agora um 4.º lugar pouco estável, já que está empatada com a Ferrari com 17 pontos.

O Campeonato Mundial de Pilotos volta a ser liderado pela McLaren. O britânico Lando Norris segue na frente com 44 pontos, enquanto Max Verstappen ocupa o 2.º lugar com 36 pontos e George Russell o 3.º lugar a um ponto de distância.

Na mesma linha de pontuação está Oscar Piastri com 34 pontos e, surpreendentemente, o 5.º lugar pertence ao 'rookie' Kimi Antonelli que tem vindo a destacar-se desde a sessão de testes da pré-temporada, no Bahrein, no final de fevereiro.

Primeira troca de pilotos

Ainda agora começou o Campeonato Mundial e já só se fala numa coisa no paddock: a saída de Liam Lawson da Red Bull. Os maus resultados do piloto neozelandês, colega do tetracampeão mundial Max Verstappen, nas duas primeiras corridas da temporada, não convenceram a equipa austríaca.

No ano passado, o piloto de 23 anos foi chamado para substituir, pela segunda vez, o piloto Daniel Ricciardo que anunciou a sua saída da Fórmula 1.

Na mira da Red Bull para ocupar o lugar de Liam Lawson estava o seu antigo colega de equipa, o japonês Yuki Tsunoda da Racing Bulls.

A saída de Liam Lawson foi confirmada esta quinta-feira pela Red Bull. O piloto irá ocupar o lugar vago de Yuki Tsunoda e assim regressar à Racing Bulls, onde esteve nos últimos dois anos.