A Espanha bateu este domingo a Inglaterra (2-1) e conquistou pela quarta vez o Campeonato da Europa. De um lado, um país que, tanto na seleção como nos clubes, tem dominado o futebol internacional neste século. Do outro, a nação que criou o desporto-rei, mas que já não festeja um título da ‘English Team’ há 58 anos.

Eis aqui cinco estatísticas que marcam o desfecho do Euro 2024:

1 - A Espanha, que também conta no seu palmarés o Mundial de 2010, é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’ na Europa, deixando para trás a tricampeã Alemanha (1972, 1980 e 1996), enquanto a Inglaterra perdeu a segunda final consecutiva, três anos depois.

Alex Pantling - UEFA

2 - Com sete vitórias em sete jogos, a Espanha também é a única equipa a conseguir terminar o Europeu com 100% de aproveitamento, desde que o torneio passou a contar com 24 seleções.

3 - Os espanhóis não costumam desiludir nos jogos decisivos. Desde 2001, clubes e seleção de Espanha disputaram 27 finais e ganharam… 27 - contando apenas as principais competições (Mundial, Europeu, Liga dos Campeões e Liga Europa). A última derrota foi a do Valência, diante do Bayern na Champions, há mais de 20 anos.

Iniesta festeja golo do título no Mundial 2010
Iniesta festeja golo do título no Mundial 2010 Martin Meissner

4 - 'It's coming home' ("está de volta à casa"), cantam os ingleses em todas as competições, principalmente quando chegam às finais. No entanto, desde 1966 que a seleção de Inglaterra não conquista um título. Os últimos a levantarem um troféu foram a turma de Bobby Charlton e Gordon Banks. Este é o maior jejum entre os conjuntos que já se sagraram campeões do mundo.

5 - Lamine Yamal é um talento precoce e este domingo, um dia depois de completar 17 anos, recebeu “o melhor presente de sempre”. É o mais novo de sempre a disputar uma grande final de seleções - e a vencê-la - desbancando o ‘rei’ Pelé, que conquistou com 17 anos e 249 dias o Mundial de 1958 pelo Brasil contra a Suécia.

Pelé, em 1958
Pelé, em 1958 Pictorial Parade