A desgastante fase cronometrada de 48 horas do Rally Dakar apresentou desafios severos a alguns dos principais concorrentes do evento, com Dacia e Ford a sofrerem golpes significativos nas suas esperanças de vitória.
Os Sonhos de Dakar de Sébastien Loeb Desfeitos Novamente
Sébastien Loeb e o navegador Fabian Lurquin estavam bem posicionados para lutar pela vitória, ocupando o segundo lugar após uma desaceleração estratégica na fase inicial para obter uma melhor posição na estrada. No entanto, uma série de problemas elétricos atingiu o Dacia Sandrider de Loeb, forçando duas paragens não programadas e custando ao campeão mundial de rali nove vezes quase 40 minutos.
A responsável da equipa Tiphanie Isnard explicou o desafio de diagnosticar e resolver tais problemas no terreno, especialmente durante a fase de 48 horas sem assistência:
“Acreditamos que identificámos um problema eletrónico, mas é um diagnóstico difícil sem telemetria ou engenheiros no local. Sébastien conseguiu voltar a pôr-se em movimento, que é o mais importante.”
A colega de equipa Cristina Gutiérrez também encontrou os seus próprios problemas técnicos mais cedo na fase, perdendo mais de 30 minutos na área de assistência ao 166 km. Gutiérrez assumiu agora um papel de apoio, ajudando Loeb a garantir que ambos os carros completem a fase.
“A Cristina está numa fase de aprendizagem, mas está a fazer um trabalho fantástico. Para já, a sua prioridade é atuar como o braço direito do Séb,” acrescentou Isnard.
Sem camiões de assistência oficial permitidos nos bivouacs, os pilotos têm de gerir os seus próprios reparos durante a noite.
Carlos Sainz Capota o Seu Ford Raptor
Entretanto, Carlos Sainz, em busca da sua quinta vitória no Rally Dakar, sofreu um grande revés quando o seu M-Sport Ford Raptor capotou durante uma secção de areia perto do quilómetro 327. Embora nem Sainz nem o navegador Lucas Cruz tenham ficado feridos, o carro sofreu danos significativos na traseira.
Sainz perdeu 40 minutos após ter sido virado para o teto, necessitando que o colega de equipa Mitch Guthrie Jr. parasse para ajudar a endireitar o veículo. Apesar do revés, Sainz conseguiu continuar, ficando a 32 minutos do líder da etapa Yazeed Al Rajhi na classificação geral e a 42 minutos na etapa.
Desafios da Etapa de 48 Horas
A etapa de 48 horas é uma das mais difíceis do calendário do Dakar, abrangendo quase 1000km sem assistência externa permitida. Os concorrentes devem confiar na sua astúcia, ferramentas e trabalho em equipa para resolver quaisquer problemas mecânicos. Caminhões de assistência seguem a etapa, mas começam apenas quase duas horas depois dos principais concorrentes, aumentando ainda mais a pressão.
Classificações Actuais e Perspectivas
- Yazeed Al Rajhi é o actual líder da etapa, beneficiando de uma corrida mais suave e de um posicionamento estratégico.
- Loeb e Sainz estão agora efetivamente fora da corrida pela vitória geral, a menos que ocorram recuperações milagrosas.
- Nasser Al-Attiyah, que intencionalmente abrandou na etapa de abertura, continua a ser um forte candidato enquanto luta pela sua quinta vitória no Dakar.
O foco da Dacia e da Ford irá agora mudar para o controlo de danos, garantindo que os seus carros terminem a dura etapa enquanto esperam por oportunidades para recuperar terreno perdido nos próximos dias.