Na sua segunda época completa no Moto3, David Alonso sagrou-se este ano campeão do mundo – garantindo o título a quatro rondas do fim, algo que não acontece habitualmente na categoria.

Para 2025, já tem garantida a subida ao Moto2 e, se tudo decorrer sem qualquer percalço, poderia chegar ao MotoGP em 2027. E já há construtores da classe máxima a seguirem de perto o mais recente campeão do mundo.

De acordo com o site paddock-gp.com, a KTM está atenta a Alonso, e seria de imaginar muito facilmente uma futura dupla do construtor austríaco com Acosta e Alonso. De facto, o colombiano está a pilotar uma moto da KTM no Moto3, apesar de ter a marca CFMOTO… construtor chinês parceiro do Pierer Mobility Group.

Apesar de a KTM parecer próxima de garantir um acordo, também os construtores japoneses estão atentos a Alonso, e em particular a Honda na esperança de voltar a ter um talento como aconteceu com Marc Márquez.

O futuro imediato do jovem de 18 anos passa pelo Moto2, onde terá de aprender e adaptar-se a uma nova categoria – tendo Izan Guevara como colega, para além de se manter na CFMOTO Aspar.