A Trackhouse MotoGP Team, equipa norte-americana que competiu no seu GP caseiro com as cores tradicionais da casa após duas corridas com a icónica decoração Gulf, conseguiu colocar os seus dois pilotos nos pontos no Circuito das Américas, em Austin, Texas.

Davide Brivio, Team Principal da estrutura sediada em Charlotte, Carolina do Norte, não escondeu a frustração com a gestão da partida: ‘Claro que não estamos satisfeitos com a forma como a partida foi gerida hoje, porque arriscámos e tomámos a decisão certa com o Ai. Estávamos com os pneus corretos, mas devido aos outros pilotos que abandonaram a grelha, a partida foi adiada’.

Apesar do contratempo, Brivio destacou a recuperação de Ai Ogura, que terminou em nono lugar: ‘Arriscámos, fizemos tudo certo, mas não conseguimos tirar vantagem disso. Mas, novamente, o Ai conseguiu recuperar muito da posição 18 até ao 9.º no final’. O japonês confirmou o seu estatuto como o melhor piloto Aprilia e melhor rookie da grelha.

O responsável da equipa mostrou-se igualmente satisfeito com a prestação de Raúl Fernández: ‘Também para o Raul, ele conseguiu fazer a corrida e recuperar várias posições’. O espanhol terminou em 12.º lugar, somando pontos importantes para a equipa num fim-de-semana complicado.

Brivio concluiu com uma nota positiva, sublinhando o potencial demonstrado pela equipa: ‘Somámos pontos, por isso, no geral, foi um dia positivo considerando as dificuldades do fim-de-semana que nos obrigaram a partir das posições 18 e 19. Recuperámos muitas posições com ambos os pilotos, por isso temos de estar satisfeitos por conquistar todos esses pontos. Esta é a confirmação de que temos potencial – o Ai confirmou novamente o seu excelente estado de forma e continuaremos a avançar’.