
O veterano da NASCAR, Denny Hamlin, reacendeu uma antiga controvérsia, criticando a Goodyear pelas suas decisões relacionadas com os pneus. A crítica de Hamlin, apoiada pela garagem da NASCAR, gerou uma resposta significativa, colocando a questão dos pneus de novo em destaque.
As queixas de Hamlin remontam a 2019, quando a regra de ‘distância segura’ da NASCAR na pista de boxes ditava se um pneu era considerado fora de controlo, levando a penalizações severas. A regra foi alterada, em grande parte devido à persistência de Hamlin e da sua equipa, Joe Gibbs Racing. No entanto, os problemas relacionados com os pneus na pista permaneceram sem solução, um fator que poderia potencialmente decidir o resultado de uma corrida.
A recente derrota de Kyle Busch no Circuito das Américas (COTA) devido ao desgaste dos pneus durante as fases finais da corrida serve como um lembrete claro do papel significativo que os pneus desempenham nos resultados das corridas. A NASCAR encontrou-se no centro da polémica, com os pilotos a expressarem descontentamento em relação a problemas de gestão de pneus.
À medida que a corrida de Phoenix se aproxima, Hamlin expressou esperança de que o pneu de opção mais macio possa injectar um novo nível de emoção na competição. Não tão macio como o pneu de Martinsville, mas semelhante ao pneu de opção de Richmond, o pneu de opção mais macio é conhecido por causar desgaste. Este fenómeno poderia potencialmente alterar a dinâmica das corridas, tornando a pista de Phoenix, notória pela sua dificuldade em ultrapassagens, mais emocionante.
Hamlin também destacou as críticas que Phoenix tem enfrentado, principalmente devido ao seu traçado plano e à dependência aerodinâmica. As limitações aerodinâmicas tornam difícil para os carros se afastarem do vórtice uns dos outros. No entanto, Hamlin acredita que a introdução de um pneu que forneça melhor aderência mecânica poderia mudar o status quo.
Ampliando a sua crítica para além de Phoenix, Hamlin pediu à Goodyear que introduza pneus semelhantes em pistas de uma milha e meia que frequentemente lidam com problemas aerodinâmicos. Isto, acredita Hamlin, poderia melhorar a dinâmica das corridas, especialmente em pistas onde a aerodinâmica desempenha um papel significativo.
A franqueza de Hamlin sobre a degradação dos pneus não é novidade. Ele tem feito repetidos apelos por um melhor desempenho dos pneus, e a introdução de pneus mais macios parece ser um passo na direção certa. O potencial da estratégia de pneus para influenciar a dinâmica das corridas em Phoenix deixa Hamlin cautelosamente otimista, com os fãs ansiosos para ver como isto se desenrola.
No entanto, Phoenix não tem sido gentil com Hamlin recentemente. As suas performances na pista têm sido dececionantes, bem longe da sua forma habitual. A sua última vitória em Phoenix ocorreu em 2019, na Bluegreen Vacations 500, uma vitória que manteve os seus sonhos de campeonato vivos. Desde então, as suas performances têm sido medianas, sem vitórias e com resultados médios.
A temporada atual de Hamlin não tem sido muito melhor, marcada por inconsistência e resultados abaixo do esperado. No entanto, um forte 6º lugar em Atlanta pode dar-lhe um impulso de confiança à medida que se dirige para Phoenix. A introdução da opção de pneus macios pode ser a mudança de jogo que Hamlin precisa. À medida que o domingo se aproxima, todos os olhos estarão em Hamlin para ver se as vantagens dos pneus conseguem ajudá-lo a recuperar a sua forma.