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No desenrolar dramático de eventos no Grande Prémio de Fórmula 1 da Austrália de 2025, Alex Albon, contra todas as probabilidades, conseguiu garantir um vital quinto lugar para a Williams, em parte graças a uma assistência inesperada do seu colega de equipa Carlos Sainz. Albon, com apenas 28 anos, começou o Grande Prémio na sexta posição, mas rapidamente perdeu terreno para Charles Leclerc da Ferrari à medida que a corrida se desenrolava.

O Grande Prémio tornou-se complicado para a Williams quando Sainz, num revés infeliz, embateu com o seu FW47 atrás do Safety Car, que estava na pista devido a um incidente envolvendo o carro Alpine de Jack Doohan na volta de abertura. Sainz atribuiu o acidente a uma “grande subida de torque”, colocando em risco as hipóteses da sua equipa de um bom resultado.

Com apenas um carro da Williams restante na competição, todos os olhares se voltaram para Albon, que se manteve firme contra a feroz concorrência da Ferrari de Lewis Hamilton durante uma parte significativa do Grande Prémio. À medida que a corrida avançava, Albon decidiu entrar nas boxes para trocar para pneus de seco juntamente com outros pilotos quando o Safety Car foi acionado após um incidente envolvendo o Aston Martin de Fernando Alonso.

Numa reviravolta interessante, enquanto uma forte chuva se aproximava do circuito, Albon e a Williams tomaram a decisão estratégica de entrar nas boxes mais cedo para voltar a pneus intermédios. Esta manobra revelou-se decisiva. Em meio ao caos subsequente e a outra ativação do Safety Car, Albon manobrou para o quarto lugar, terminando a corrida numa louvável quinta posição.

O Diretor da Williams, James Vowles, foi rápido a atribuir uma parte significativa do sucesso de Albon às perspetivas estratégicas de Sainz. Falando à Sky Sports F1, Vowles comentou: “Houve um estrategista adicional hoje e esse foi o Carlos. A sua perspetiva foi incrivelmente útil nessa transição para o intermédio. Viste várias equipas indecisas, Carlos estava determinado, ‘vão querer trocar para isso’ – e ele estava absolutamente certo!”

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Numa comunicação de imprensa subsequente, Vowles expressou o seu imenso orgulho na equipa e antecipou ansiosamente a sua performance em Xangai e no resto da temporada.

No entanto, a corrida não foi isenta de desafios para Albon. Nas voltas finais, Andrea Kimi Antonelli, fazendo a sua estreia na Mercedes, ultrapassou-o. Embora inicialmente lhe tenha sido atribuída uma penalização de cinco segundos que teria feito Albon descer para quarto, um recurso bem-sucedido da equipa alemã anulou a penalização.

Refletindo sobre a sua performance na corrida, Albon admitiu sentir-se desconfortável nas condições imprevisíveis. Ele disse: “Honestamente, foi uma daquelas corridas realmente estranhas onde nunca me senti confortável. O vento estava a soprar como louco, as condições eram obviamente tão misturadas. Não estava muito confiante na corrida; era mais sobre garantir que não cometes erros e sabias que o resultado ia aparecer no final.”

Apesar destes obstáculos, Albon estava entusiasmado com a capacidade da equipa de aproveitar a oportunidade em meio ao caos e garantir 10 pontos inestimáveis. “Acho que, como equipa, executámos realmente tudo o que podíamos hoje,” disse ele, destacando a abordagem estratégica da equipa à corrida e a sua melhoria significativa em relação ao ano anterior.

No final, a capacidade da Williams de capitalizar a situação, especialmente contra pilotos novatos, e garantir pontos rapidamente foi fundamental para o seu sucesso, uma estratégia que Albon acredita que executaram perfeitamente no dia.