Fernando Gomes discursou na Cidade do Futebol, no dia em que se oficializou a organização por parte de Portugal, Espanha e Marrocos do Mundial de 2030.

Fernando Gomes enalteceu a escolha da FIFA para que a organização do Campeonato do Mundo de 2030 tenha lugar em Portugal, Espanha e Marrocos.

O presidente da FIFA deixou uma mensagem para os adeptos de futebol e um agradecimento especial à UEFA, presidente da República, governo, clubes e municípios de Lisboa e Porto.

O discurso de Fernando Gomes decorreu antes da confirmação oficial da FIFA, no Congresso realizado em Zurique, relativamente à organização do Mundial de 2030.

Eis o discurso de Fernando Gomes, na oficialização

«Estimado presidente da FIFA, estimados delegados. Celebra-se hoje a última etapa do processo que reflete a exigência com que sempre ouvimos este desafio. É uma candidatura diversa, multicultural e continental, por isso histórica. Tratam-se dos princípios e convicções que queremos deixar como legado. Temos obrigação de cuidar do futebol e dar-lhe sentido para inspirar todos. Faremos um investimento racional e com impacto social que permita alargar o número de praticantes. Queremos que o Mundial de 2030 seja a conjugação da memória da competição e que traga a renovação necessária com os olhos postos no futuro. Gratidão à UEFA e ao seu presidente, ao presidente da República e ao governo, aos municípios de Lisboa e Porto, clubes proprietários dos estádios e restantes intervenientes», afirmou Fernando Gomes em discurso.