Davide Massa viajou até Split, onde dirigiu o Croácia/Portugal que ontem se jogou no Poljud Stadium. O jogo, a contar para a 6ª e última jornada fase de grupos da Liga das Nações A (Grupo A) teve como vídeo árbitro o também italiano Aleandro Di Paolo. O experiente árbitro internacional não fez um trabalho positivo, muito por força de um critério disciplinar bastante inconsistente, cujo expoente máximo foi a não expulsão de Fábio Silva no último minuto de jogo. Já lá vamos.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

7' Kramaric foi lançado em profundidade, obrigando José Sá a defesa apertada no solo. O avançado croata estava em posição irregular bem assinalada depois pelo árbitro assistente.

10' Primeira de duas infrações antidesportivas (e pouco ortodoxas) de Duje Caleta-Car: o croata travou João Félix com uma espécie de "chapada" na cara, desinteressando-se por completo da bola. O comportamento antidesportivo do defesa devia ter-lhe valido o primeiro cartão amarelo da partida. Massa assim não entendeu. 22' Kramaric foi novamente "apanhado" em posição irregular, em decisão acertada da equipa de arbitragem. 

 33' Golo legal de Portugal: no momento da assistência de Vitinha, João Félix estava em posição regular. Decisão correta do árbitro assistente. Nota: do golo ao reinício do jogo passaram 3'42". O mais certo é que tenha existido algum constrangimento na comunicação ou na tecnologia VAR. Esta não é uma situação normal em competições UEFA.

45' O árbitro assistente que acompanhou o ataque de Portugal na primeira parte equivocou-se em lance, diga-se, difícil de analisar: quando Vitinha fez o passe, Rafael Leão estava em posição regular, embora no limite. A jogada acabou por ser inconsequente. 

 53' Segunda infração a roçar o surreal de Caleta-Car (e de novo sobre João Félix). Desta vez o central croata agarrou o adversário pelo pescoço, mostrando clara atitude antidesportiva. Mais uma vez não viu o amarelo que se impunha.

53' Rafael Leão foi claramente impedido de prosseguir saída prometedora através de agarrão ostensivo de Jakic. O lance devia ter sido sancionado tecnica e disciplinarmente (com advertência). O árbitro nada assinalou. 

 56' Lance atípico no futebol, um choque a três: José Sá, Tomás Araújo e Matanovic tentaram a bola, saltaram de forma legal e acabaram por colidir fruto dessa opção. O central português, no meio, ficou em pior estado. Não houve infração de nenhum dos envolvidos. Bem o árbitro. 

62' Golo bem anulado a Gvardiol, que no momento do passe de Sucic estava ligeiramente adiantado em relação a Otávio. Excelente análise do árbitro assistente. 

65' Golo legal da Croácia: quando Jakic fez a assistência, Gvardiol estava em jogo, bem atrás da cortina defensiva portuguesa. Tudo certo. 

77' Defesa in extremis de José Sá, na sequência de jogada legal do ataque croata (sem fora de jogo do atacante).

89' Renato Veiga foi advertido corretamente, após abordagem negligente sobre Budimir. A decisão evidenciou a incoerência de análise de Massa em relação a situações anteriores passíveis de advertência. 

90+5' Fábio Silva armou o braço e atingiu, de forma totalmente evitável, o rosto de Moro. A infração foi de tal forma perigosa que resultou em ferida aberta na cara do adversário. A falta grosseira do avançado português devia ter sido sancionada com vermelho direto. Massa apenas exibiu o amarelo. 

NOTA DO ÁRBITRO: 4