Marc Márquez chega este ano à equipa de fábrica da Ducati no MotoGP, mas já é conhecido pela experiência de 2024 na Gresini. Davide Barana, diretor técnico do construtor, falou da adaptação do piloto e da moto.
Em entrevista ao jornal Marca, o engenheiro explicou que o espanhol tem um estilo de pilotagem muito diferente de Francesco Bagnaia, e pontos fortes muito únicos:
–Ele, na realidade, tem um estilo um bocado diferente do Pecco. É certo que o Marc tem na passagem em curva o ponto forte dele, tem uma sensibilidade incrível, sobretudo em certos circuitos, em certas curvas, consegue fazer coisas que outros pilotos têm dificuldades. Devo dizer que sim, quer isto, mas não de forma explícita, mas faz parte dos comentários dele.
Da parte da Ducati, segundo Barana, são feitos os possíveis em prol de Márquez, sem que isso passe necessariamente por mudar a raiz da moto: ‘Nós tentamos apoiá-lo, fazer coisas com a afinação, porque com a afinação pode fazer-se muito na moto. Não é que tenhas de fazer um quadro diferente e coisas assim. O quadro, a configuração, a repartição de pesos, a geometria da moto já podem mudar significativamente a moto’.
Neste particular, o o diretor técnico da Ducati explicou que em particular a eletrónica é preponderante: ‘Ele prefere um motor um bocado brusco, mais pré-ativo. Isto, em parte, é um hábito que ele tinha na Honda, também porque eles têm uma gestão do motor diferente. Ele gosta de ter o motor um bocado mais na mão’.