Um ano e meio depois, Fabio Quartararo está de volta aos pódios no MotoGP, ao ter sido segundo no GP de Espanha – intrometendo-se entre as Ducati.

O piloto da Monster Energy Yamaha só não teve ritmo para aguentar Álex Márquez (BK8 Gresini/Ducati), depois de ter arrancado da pole position. «El Diablo» disse em conferência de imprensa que esta ronda teve um significado particular e foi importante liderar: ‘É mesmo especial, foi um fim de semana especial para mim – a pole position, o início da Sprint bem agressivo com o Marc [Márquez] na primeira curva. Este fim de semana fomos velozes. Sabíamos que no domingo, depois do Moto2, temos sempre mais algumas dificuldades. Mas consegui fazer o meu ritmo. As minhas trajetórias são um pouco diferentes dos outros, mas conseguimos manter-nos na liderança durante algumas voltas. Foi importante para nós’.

Apesar de não ter conseguido acompanhar Álex Márquez, Quartararo teve um bom ritmo para fazer o melhor resultado possível: ‘Assim que o Álex me ultrapassou, não consegui seguir sequer por algumas curvas. Depois consegui fazer o meu ritmo, e hoje era a melhor posição em que podíamos terminar’.

O francês comentou ainda as sensações de voltar a lutar no topo depois das dificuldades recentes: ‘Desfrutei mesmo da corrida. Há vários anos que não liderava uma corrida de MotoGP. A sensação de não ter ninguém à frente é incrível. Julgo que mentalmente foi um grande passo para mim saber que somos velozes, sabemos que podemos estar a lutar com estes rapazes. Mas para as próximas corridas temos de não ter expectativas’.