O ex-futebolista Fábio Coentrão foi apanhado com uma tonelada de marisco vivo ilegal, numa operação que decorreu na quinta-feira no porto de pesca da Póvoa de Varzim.

A ASAE apreendeu o pescado por não ter faturas e mandou encerrar o armazém por não ter licença de funcionamento como viveiro. Coentrão tinha alugado o armazém há sete meses.

O ex-futebolista não quis falar à equipa da SIC que estava autorizada a estar no local e ameaçou destruir o equipamento de reportagem.

'Apanhado' com lavagante, camarão e santola sem documentos

Durante a operação, os inspetores da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos encontraram 12 viveiros com lavagante, camarão e, sobretudo, santola.

De acordo com o Jornal de Notícias, uma parte - 760 quilos - não tinha qualquer documento que permitisse chegar à captura. Os outros 260 quilos de marisco estavam em situação regular, mas o armazém não tinha licença para funcionamento e venda de pescado em viveiro.

A ASAE juntou-se à operação e apreendeu o marisco, que vai agora ser alvo de peritagens e, se estiver em condições, será doado a instituições de solidariedade social.

O JN acrescenta ainda que a maioria das santolas, não documentadas, serão libertadas em alto-mar.

Fábio Coentrão, dono de três barcos de pesca, enfrenta agora multas avultadas.