Espen Eskås, internacional norueguês, viajou até Lisboa para dirigir o Sporting-Borussia Dortmund. O neerlandês Dennis Higler desempenhou a função de VAR, a partir da sede da UEFA, em Nyon. Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

13' No momento do passe de Matheus Reis, Harder estava em posição irregular. O avançado ainda rematou, mas não contaria se fosse golo. Boa decisão do árbitro assistente, no momento certo.

40' Alguns protestos de defensores do Dortmund, totalmente injustificados: Eskås esteve bem ao assinalar pontapé de canto favorável ao Sporting (St Juste não tocou na bola antes desta sair pela linha de baliza adversária).

43' Diomande não cometeu qualquer infração sobre Guirassy. O avançado guineense procurou o contacto, caiu e, perante a possibilidade de ver amarelo por simulação, mostrou arrependimento. Fez bem. Lance legal na área do Sporting.

45+2' Oportunidade de muito perigo para a equipa germânica, bem invalidada por fora de jogo. Guirassy estava claramente adiantado quando a bola foi tocada na sua direção. Bem o árbitro assistente ao sinalizar a infração no final da jogada. 

50' Erro de análise do árbitro assistente ao punir posição irregular de Harder, à esquerda do seu ataque. O dinamarquês estava em jogo.

53' Rui Silva colidiu com Guirassy, na sequência da sua movimentação para a bola. O árbitro assinalou erradamente falta atacante sobre o guarda-redes e, também mal, recomeçou o jogo com pontapé-livre indireto para o Sporting: é que quando há contacto físico faltoso entre adversários, o reinício nunca pode ser esse.

55' Diomande agarrou/abraçou Guirassy na sua área, em ação de marcação que podia ter sido interpretada de forma diferente. É certo que o atacante guineense manteve-se em pé e a bola nem estava jogável, mas o risco foi demasiado alto.

56' Vantagem aplicada em relação a falta sofrida por Quenda não se concretizou. O árbitro devia ter recuperado a infração inicial favorável à equipa lisboeta.

57' Corte de St Juste (pé esquerdo na bola) a desarmar Adeyemi no momento certo. O lateral neerlandês fez abordagem legal ao lance, não cometendo infração passível de pontapé de penálti.

60' Golo legal de Guirassy, a inaugurar o marcador em Alvalade.  

66' Cartão amarelo bem mostrado a Guirassy. Nem todos os contactos resultantes de pontapés acrobáticos merecem advertência, mas este sim: o avançado da equipa alemã teve noção da presença de Maxi Araújo e ainda assim arriscou colocar o pé bem alto, atingindo-o na cabeça.

68' Golo bem validado a Gross, a aumentar a vantagem do Dortmund no marcador. 

69' Schlotterbeck fez carrinho sobre Gyokeres, tirando-lhe a bola sem cometer infração. Na sequência, o sueco atingiu, com o joelho direito, a cabeça do adversário (acidental). Lance legal na área da equipa germânicos. 

78' Francisco Trincão foi advertido com justiça, na sequência de entrada negligente sobre Schlotterbeck.

82' Golo legal de Adeyemi. Tudo certo. 

88' Sem atraso de Sabitzer ao seu guarda-redes: o corte algo atabalhoado do austríaco permitiu a Kobel agarrar a bola com as mãos. Bem o árbitro. 

90+2' É difícil descrever momento tão inesperado: Maxi Araújo empurrou, de forma muito evidente, Duranville (o belga caiu projetado para fora das quatro linhas). A infração aconteceu dentro da área do Sporting e, na verdade, cortou oportunidade de golo ao adversário. O lance devia ter sido punido com pontapé de penálti favorável ao Borussia. O uruguaio, que não tentou disputar a bola, tinha que ver o vermelho direto. Esteve mal o VAR ao não recomendar revisão de lance muito claro.