Já foi apresentado o novo projeto de modernização e renovação do Estádio do Jamor. Cobertura e parque de estacionamento são novidades.

O Estádio Nacional da Jamor, local que acolhe a seleção nacional de rugby, a final da Taça de Portugal e outros jogos de futebol e rugby bem como eventos no mundo do atletismo vai sofrer modificações.

O projeto vencedor é coordenado por Manuel Aires Mateus e foi divulgado esta sexta-feira. A principais novidades são a maior cobertura da bancada central e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo que não alterem a arquitetura original

«Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. Entre as novidades, destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de limpeza na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo», referiu o coordenador do projeto.

Com um custo de cerca de 25 milhões de euros, Fernando Gomes deixou uma nota quanto à importância do Estádio do Jamor para a identidade desportiva de Portugal.

«Hoje celebramos um marco importante na reabilitação do Estádio Nacional, um espaço que transcende a mera funcionalidade desportiva e se inscreve na memória coletiva de todos os portugueses. O Estádio Nacional não é apenas uma infraestrutura desportiva. É um símbolo de uma história rica que faz parte da identidade do futebol e do desporto do nosso País», referiu Fernando Gomes.

Além da final da Taça de Portugal, também uma velha tradição foi retomada em 2024 quando a seleção nacional voltou a disputar uma partida no Estádio do Jamor, na altura um encontro de preparação para o Europeu diante da Croácia.