Victor Wembanyama, basquetebolista dos San Antonio Spurs, vai falhar o resto da temporada da NBA devido uma trombose venosa que foi detetada no ombro direito.

A equipa texana já confirmou em comunicado, revelando que o problema foi descoberto depois de o poste regressar do All Star Game, onde participou pela primeira vez.

“A condição foi descoberta quando Wembanyama regressou a San Antonio após o All Star Game, em San Francisco. Estima-se que Wembanyama perca o restante da temporada regular de 2024/25", revelou a equipa.

Na quarta-feira, o atleta de 21 anos tinha sido assinalado como 'em dúvida' no relatório de lesões antes do jogo dos Spurs desta quinta-feira contra os Phoenix Suns em Austin, no Texas.

Considerado um talento único numa geração que os Spurs selecionaram com a primeira escolha do Draft da NBA de 2023, Victor Wembanyama teve uma média de 24,3 pontos e 11 rebotes, o recorde da equipa esta temporada.

O que é uma trombose venosa?

De acordo com a CUF, uma trombose venosa ou flebite, caracteriza-se pela presença de um volumoso coágulo fixado na parede interior de uma veia (trombo).

Além de bloquear a circulação venosa na veia afetada, o coágulo pode libertar-se e provocar uma embolia num órgão nobre como os pulmões ou o cérebro, daí a importância de se fazer o diagnóstico e tratamento com muita brevidade.

A maioria ocorre na parte inferior da perna, na coxa ou na pélvis, embora também possa ocorrer noutras áreas do corpo, incluindo o braço, cérebro, intestino, fígado ou rim.