Gabby Agbonlahor, antigo jogador do Aston Villa, entre outros clubes, não tem dúvidas de que Rúben Amorim é o homem certo para liderar o Manchester United nesta fase. O agora comentador da rádio 'TalkSport' conheceu o treinador português do Sporting num curso da UEFA, em Belfast, e tece-lhe rasgados elogios.

"Em Belfast podíamos fazer um curso rápido da UEFA. Em Inglaterra demorava um ano, mas este era numa semana, com jornadas das 8 da manhã às 8 da noite. Consegui a minha licença A e B da UEFA ali, custou alguns milhares de libras", recorda Agbonlahor.

E foi na Irlanda do Norte que o antigo futebolista, agora com 38 anos, se cruzou com Amorim. "Lembro-me que gostei de lá estar, embora o tempo não estivesse grande coisa. O Amorim apareceu no curso em 2019, depois de ter deixado o seu primeiro emprego por não ter as qualificações certas. Por isso fez este curso rápido. Éramos uns 20."

"Todos gostávamos do Amorim, mas ninguém o via depois das 8 da noite, quando o curso acabava. Nós íamos a um pub irlandês a seguir, mas ele não. Eu tinha acabado a carreira há pouco tempo, tinha algum tempo livre e ir a um pub era o tipo de coisa que podia fazer, mas ele não ia. Para ele era diferente", acrescentou o antigo avançado.

"Já naquela altura via-se que era um bom comunicador, falava bem. Recordo-me dele como jogador, é um ano mais velho do que eu. Durante o curso tínhamos de planear sessões de treino e as dele era muito boas. Tínhamos de as colocar em prática com um grupo de rapazes de 18 anos de Belfast e eu ficava nervoso, mas o Amorim estava completamente preparado. Dava para ver que ele tinha algo. E estava desesperado por obter as qualificações", prosseguiu o ex-jogador inglês.

Agbonlahor não deixou de acompanhar o percurso de Amorim. "Foi para Braga, ganhou um troféu e ao fim de alguns meses o Sporting pagou 10 milhões de euros por ele. Isto é de loucos em Portugal, o Sporting deve ter visto alguma coisa nele."

"Da convivência que tivemos, senti que ele tinha uma áura. Isto não é uma parvoíce. Para mim o Manchester United trouxe o homem certo porque eles precisam de alguém com a filosofia certa. Vai ter de trazer um estilo de jogo com ele... Consigo ver quando uma equipa está com o treinador e senti que o United não estava com Ten Hag. O Amorim tem sorte por ter jogadores portugueses na equipa e vai aprender com eles", concluiu.