O Grande Prémio do Brasil revelou-se desafiador para a McLaren, com as dificuldades da equipa em plena exibição, uma vez que a falta de ritmo de corrida de Lando Norris tornou-se uma questão central. Apesar de garantir a pole position, Norris não conseguiu capitalizar, e tanto ele como o colega de equipa Oscar Piastri falharam em assegurar um lugar entre os cinco primeiros, marcando a pior performance da McLaren em saídas recentes.

Lando Norris começou a corrida da pole, mas os seus esforços foram manchados por uma série de contratempos. O caos começou com uma quase penalização por ter saltado a partida após um arranque abortado devido a um acidente. Embora tenha escapado por pouco da desqualificação, foi multado em 5.000 euros, acrescentando frustrações ao dia. Depois de ser ultrapassado no segundo arranque e de mudar para pneus intermédios, Norris desceu para sexto. A corrida foi então interrompida com bandeira vermelha, obrigando os pilotos a trocar pneus durante a corrida — uma regra que Norris criticou abertamente, sentindo que isso o colocou em desvantagem.

Oscar Piastri também enfrentou infortúnio, recebendo uma penalização de 10 segundos após um contacto com Liam Lawson. Isso relegou-o para oitavo, custando à equipa pontos cruciais no Campeonato de Construtores.

Andrea Stella, o diretor da McLaren, reconheceu que as condições em São Paulo não favoreciam a estratégia ou a configuração do carro da McLaren. “O momento da bandeira vermelha após a nossa troca de pneus foi simplesmente infeliz, e infelizmente, não tivemos o ritmo de corrida para compensar isso,” comentou Stella. Tanto Norris como Piastri, que tinham destacado em corridas anteriores, foram superados pelo Max Verstappen da Red Bull e por vários outros concorrentes. A impressionante recuperação de Verstappen a partir da parte de trás do grid sublinhou a diferença entre a McLaren e a Red Bull no dia da corrida.

“Faltou-nos velocidade para competir de forma eficaz com os líderes, especialmente em condições de chuva,” admitiu Stella. “Com o DRS fora de jogo, ultrapassar tornou-se um desafio significativo, e as nossas decisões estratégicas, incluindo o momento da paragem de Norris, não correram como planeado.”

Stella reconheceu os esforços da equipa em Woking, cujo trabalho incansável trouxe à McLaren um progresso substancial esta temporada. No entanto, também reconheceu as lições a serem aprendidas com este fim de semana difícil. “Estamos gratos pelo trabalho árduo de todos durante este triplo evento e iremos refletir sobre a corrida de hoje para voltarmos mais fortes para Las Vegas,” concluiu Stella.

Embora a classificação do Campeonato de Construtores tenha permanecido estável, a possibilidade de Norris conquistar o Campeonato de Pilotos desapareceu quase por completo, uma vez que Verstappen alargou a sua vantagem para impressionantes 62 pontos. A McLaren agora foca a sua atenção em Las Vegas, na esperança de um recomeço e um final mais forte para a temporada.