Os três dias de descanso concedidos por Vítor Bruno ao plantel portista chegaram ao fim e esta terça-feira dar-se-á o regresso ao trabalho. A partir das 10 horas, no relvado do Olival, o treinador vai começar a intensificar a preparação do encontro diante do Farense, referente à 5.ª jornada da Liga e na qual o FC Porto quererá reencontrar-se com o rumo das vitórias.
Diogo Costa e Marko Grujic deverão ser as grandes novidades na sessão matinal. Ambos já terminaram a participação pelas respetivas seleções nesta paragem FIFA e reintegrarão as contas do técnico azul e branco.
O guarda-redes foi titular nos dois encontros de Portugal para o Grupo 1 da Liga das Nações (Croácia e Escócia, ambos ganhos pela equipa das Quinas, por 2-1), ao passo que o médio foi suplente utilizado pela Sérvia no empate com Espanha (0-0) e titular diante da Dinamarca (0-2), em jogos do Grupo 4 da Liga das Nações.
Depois de Diogo Costa e Grujic, seguir-se-ão, provavelmente já amanhã, mais sete jogadores: Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Gabriel Brás (jogam hoje pelos sub-21 lusos, diante da Croácia, às 18 horas, no apuramento para o Europeu da categoria); Gonçalo Sousa (os sub-19 de Portugal defrontam hoje a Sérvia, às 16 horas, – marcou um golo no particular anterior, frente à Hungria); Nico González e Samu Omorodion (os sub-21 de Espanha medem forças esta tarde com a Hungria, às 16.45 horas, no apuramento para o Europeu); e Deniz Gul (os sub-21 da Suécia jogam com a Moldávia, às 14 horas, também no apuramento para o Europeu).
Resolvidas todas estas questões, as principais dores de cabeça para Vítor Bruno no que aos internacionais diz respeito serão Wendell e Stephen Eustáquio.
O lateral-esquerdo está ao serviço do Brasil, seleção que vai medir forças com o Paraguai, na próxima madrugada (1.30 horas em Portugal), num encontro referente à fase de qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2026. Exatamente à mesma hora entrará em ação o Canadá, de Eustáquio, numa partida amigável frente ao México.
Em ambos os casos, a distância é (muito) longa e os regressos serão demorados. A expectativa mais otimista é que regressem ao Porto na quinta-feira, mas pode perfeitamente acontecer que o brasileiro e o canadiano só estejam à disposição de Vítor Bruno na próxima sexta-feira… antevéspera da receção aos leões de Faro.