O FC Porto oficializou, esta segunda-feira, a contratação de Martín Anselmi como novo técnico principal para as próximas duas épocas e meia.
O anúncio oficial já se esperava até porque o técnico sul-americano assistiu ao jogo entre os 'azuis e brancos' e o Santa Clara, no domingo, que terminou com um empate a uma bola.
No seu site oficial, o emblema da cidade invicta informa que o treinador de 39 anos fica contratualmente ligado ao clube até 2027.
"O espanhol Luis Pastur e o argentino Facundo Oreja (treinadores-adjuntos), o uruguaio Diego Bottaioli (preparador físico), o argentino Darío Herrera e o português Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes) completam a nova equipa técnica portista", acrescentam os 'dragões'.
O novo líder do plantel portista será apresentado esta segunda-feira, dia em que também começará a preparar a estreia pelo FC Porto.
Na quinta-feira, dia 30, os 'azuis e brancos' defrontam, fora de portas, os israelitas do Maccabi Tel Aviv para a Liga Europa, um duelo fulcral para a continuidade na prova.
Apesar de não ter divulgado os valores envolvidos na transferência, a imprensa desportiva nacional e internacional avança que o FC Porto terá desembolsado cerca de três milhões de euros para resgatar o argentino ao Cruz Azul.
Anselmi, de 39 anos, substitui no cargo Vítor Bruno, que deixou o clube há uma semana, depois de três derrotas consecutivas, sendo que a transição foi assegurada pelo coordenador da formação dos 'dragões', José Tavares, que na quinta-feira liderou a equipa na derrota com o Olympiacos (0-1), para a Liga Europa, e no domingo no empate frente ao Santa Clara (1-1).
Percurso do novo treinador
O argentino integrou as equipas técnicas de Independiente (Argentina), Atlanta (Argentina), Independiente del Valle (Equador) e Internacional (Brasil), antes de se estrear como treinador principal ao serviço do Union La Calera, do Chile.
Em 2022, regressou ao Independiente del Valle, mas para ser o responsável máximo, pouco tempo depois de o português Renato Paiva ter deixado o comando dos equatorianos.
Pela formação de Sangolquí conquistou a Taça Sul-americana desse ano, numa final frente ao São Paulo, e em 2023 arrecadou a Supertaça sul-americana, diante do Flamengo, então treinado pelo português Vítor Pereira, além de ter vencido a Taça e a Supertaça do Equador. No campeonato, atingiu a final, perdida para a Liga de Quito.
Rumaria ao México em 2024, para liderar o Cruz Azul, ficando no segundo lugar da fase regular do 'Clausura' e, depois, perdendo a final para o Club América. No 'Abertura' de 2024/25, foi primeiro classificado na fase regular, mas acabou derrotado nas meias-finais, novamente pelo Club América.
Com Lusa