A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e a PGA Portugal (PGA) assinam hoje o contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo, que marca o início de uma colaboração estratégica para a organização e promoção do Circuito Profissional de Golfe 2025. Este é um acordo que visa dinamizar o golfe nacional, proporcionando condições competitivas e formativas para os golfistas profissionais portugueses.

O contrato estabelece um financiamento global de 70.000? por parte da FPG, que garantirá a realização de seis torneios, incluindo o prestigiado Campeonato Nacional de Profissionais. Este investimento permitirá também a implementação de medidas de apoio aos jovens talentos e à Seleção Nacional, bem como a promoção de ações formativas que reforçarão a competitividade dos atletas a nível nacional e internacional.

O acordo prevê ainda a criação da Comissão de Golfe Profissional (CGP), responsável por coordenar, regular e supervisionar todas as ações relativas ao Circuito Profissional, desde a definição dos regulamentos e calendário anual de torneios até o controlo orçamental e a elaboração de relatórios de contas.

" Com o nosso compromisso e investimento, estamos a fortalecer o golfe de alto rendimento em Portugal e proporcionar mais oportunidades competitivas aos nossos jogadores", destaca Pedro Nunes Pedro, Presidente da FPG, que sublinha ainda: "É muito importante para os atletas no início das suas carreiras terem um circuito interno onde possam competir. Neste circuito queremos ainda que os melhores amadores possam competir com os melhores profissionais para terem uma experiência competitiva ao mais alto nível e se prepararem de uma forma eficaz para os desafios dos circuitos internacionais".

Rui Morris, Presidente da PGA Portugal, realça, igualmente, a relevância do acordo para os profissionais do golfe: "Este acordo representa um marco de enorme relevância para o futuro do golfe profissional em Portugal. Ambas as instituições compreenderam que o verdadeiro desenvolvimento da modalidade só será possível através da cooperação estratégica e do trabalho conjunto. Esta parceria vai muito além da organização e promoção do Circuito Profissional Português. Com a criação de um Comité composto por representantes da Federação e da PGA Portugal, estaremos alinhados na definição de uma visão partilhada, na tomada de decisões e na implementação de medidas que servirão os interesses dos nossos profissionais e da modalidade no seu todo, potenciando o talento e a ambição dos nossos atletas, tanto a nível nacional como internacional."

Rui Morris faz ainda questão de enaltecer o papel da FPG neste momento que eleva o golfe profissional português a um novo patamar: "Quero deixar uma palavra de sincero reconhecimento ao presidente Pedro Nunes Pedro, pela sua visão, determinação e coragem em dar corpo a uma ambição antiga da PGA Portugal. Esta é, sem dúvida, a abertura de um novo e promissor capítulo para o golfe português."

Com o início do Circuito Profissional de Golfe 2025, marcado para começar já em abril, com o 1.º Torneio do Circuito no Montebelo Golf, em Viseu, a parceria agora anunciada vai elevar o golfe em Portugal para novos patamares, aproximando os atletas dos padrões internacionais e contribuindo para o fortalecimento consistente da modalidade.

Calendário

24 a 26 de abril: 1.º Torneio do Circuito - Montebelo Golf, Viseu
14 a 16 de maio: Solverde Players Championship - Oporto Golf Club, Porto
23 a 26 de julho: Campeonato Nacional de Profissionais - Tróia Golf Course, Tróia
25 a 27 de setembro: 3.º Torneio do Circuito - local a confirmar
9 a 11 de outubro: Open da Ilha Terceira - Terceira Golf Club, Açores
23 a 25 de outubro: 5.º Torneio do Circuito - Lisbon Sports Club, Lisboa

Autor: João Pedro Oliveira / FPG