![Federações do Congo e Paquistão suspensas pela FIFA](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A FIFA suspendeu esta quinta-feira as federações do Congo e do Paquistão, com as equipas de ambos os países a ficarem impedidas de participar nas competições internacionais de futebol.
No caso do Congo, a FIFA explica, em comunicado, que a federação é suspensa «com efeito imediato» devido a «um problema particularmente sério de ingerência externa», numa alusão à constituição, por parte do Ministro do Desporto, Hugues Ngouélondélé, de um comité ad hoc para gerir o organismo.
O levantamento da suspensão da Fécofoot obedece a critérios como a «devolução» do controlo da sede ou das contas bancárias da federação.
A seleção congolesa, que é quinta e última do Grupo F, devia disputar dois jogos de qualificação para o Mundial2026 em março, contra a Tanzânia e a Zâmbia.
Já o Paquistão foi suspenso por ainda não ter revisto os estatutos eleitorais e só terá a sanção levantada quando o congresso federativo aprovar a constituição apresentada pela FIFA e pela confederação asiática de futebol.