O Felgueiras derrotou esta tarde, em casa, o Penafiel com um golo solitário marcado pelo ganês Eric Gayiah aos 90+4 minutos, em jogo relativo à 28.ª jornada da 2.ª Liga.

Eric Ayiah foi a última substituição que o treinador Agostinho Bento fez, fazendo-o entrar aos 80 minutos para o lugar do lateral direito, e a aposta foi bem-sucedida porque seria ele, um extremo, a dar os três pontos que permitem ao Felgueiras ocupar agora uma posição mais tranquila na classificação geral.

O Felgueiras subiu do 12.º para o 11.º posto e soma 34 pontos, ao passo que o Penafiel marcou passo, mantendo-se no sétimo lugar com 43 pontos, e ficou mais longe dos lugares que dão acesso à 1.ª Liga.

O encontro começou num ritmo baixo, quase como se fosse um treino conjunto entre as duas equipas, e subiu de interesse depois dos dez minutos porque o Felgueiras passou a ter mais bola e a aproximar-se mais da área do Penafiel.

Os locais apostaram no corredor direito para lançar os seus ataques e foi daí que surgiu um cruzamento ameaçador que Manuel Baldé intercetou para evitar que e bola chegasse ao seu destinatário.

O Penafiel adotou uma atitude prudente, mas apesar disso conseguiu dois contra-ataques nos primeiros 20 minutos que foram abortados porque o último passe não saiu como se exigia.

Ailson Jr aproveitou o primeiro e único canto da sua equipa na primeira parte, aos 20 minutos, para assustar Manuel Baldé com um cabeceamento perigoso, e João Santos alvejou a baliza penafidelense com uma trivela e pouco depois pecou outra vez por falta de pontaria.

O Penafiel melhorou no último quarto de hora da primeira e esteve perto do golo depois de um cruzamento da direita de Zé Leite a que João Silva deu seguimento com um remate que Bruno Pinto defendeu com os pés.

O encontro tornou-se mais vivo na segunda parte, o que ficou ilustrado com uma ocasião de golo flagrante que o central Rampa desperdiçou aos 56 minutos, com um corte providencial do outro central do Felgueiras, Edwin Vente, aos 60 e com um remate perigoso do recém-entrado Feliz instantes depois.

O Penafiel meteu a bola na baliza contrária os 68 minutos através de Gustavo Fernandes, festejou e acabou frustrado porque o VAR detetou que Robinho estava em fora de jogo e tinha tido intervenção no lance, o que levou o árbitro a voltar atrás e a anular o golo.

Os dois treinadores foram refrescando as suas equipas, procurando quebrar o impasse que se ia mantendo, e o Felgueiras, mais ambicioso, criou dois momentos de grande perigo junto à baliza do Penafiel aos 82 e 85 minutos.

Manuel Baldé voou para negar o golo a Landinho aos 90-3 minutos, tendo cedido canto, e na sequência já nada pôde fazer porque Eric Ayiah, que tinha vindo do banco, aproveitou uma sobra em plena área, desferiu um remate forte e marcou, dando à sua equipa os três pontos.

Jogo disputado no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras

Felgueiras - Penafiel, 1-0

Intervalo: 0-0

Marcador:

1-0, Eric Ayiah, 90+4 minutos

- Felgueiras: Bruno Pinto, Eiró (Eric Ayiah, 80), Pedro Rosas, Rampa, Edwin Vente, Landinho, Ailson Jr. (Gabi,74'), João Santos (Feliz, 46'), Vasco Moreira, Leo (Pedro Ribeiro, 75') e João Silva (Gui Brandão,65')

(Suplentes: Cristiano, Guilherme Azevedo, Gabi, Mike, Veiga, Berna, Pedro Ribeiro, Feliz e Eric Ayiah)

Treinador: Agostinho Bento

- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, João Miguel, Gustavo Fernandes, João Silva, Ewerton, Tiago Rodrigues, Zé Leite (Batista, 65'), André Silva (Jota Silva, 86'), Pedro Vieira (Fatai, 58') e Robinho

(Suplentes: Miguel Silva, Jota Silva, Edu Pinheiro, Bruno Pereira, Francisco Teixeira, Diogo Batista, Diogo Brito, Gonçalo Negrão e Fatai)

Treinador: Hélder Cristóvão

Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edwin Vente (22'), Ailson Jr, (57'), Jota (90'+1) e Robinho (90'+3)

Assistência: 1.320 espectadores