Depois de ter derrotado na quarta-feira o Dnipro por 68-57, o Sporting perdeu esta sexta-feira bater os ucranianos, agora por 78-70, no terceiro jogo do Grupo D da FIBA Europe Cup, novamente disputado no Pavilhão João Rocha devido ao devido à guerra com a Rússia.

Na antecâmara na estreia na Liga Betclic, agendada para domingo frente ao Esgueira, o leão apresentou-se em campo com Kenney Funderburk, André Cruz, Sérgio Silva, Ludgy Debaut e Nick Ward no cinco inicial e sentiu dificuldades no primeiro quarto: após uma entrada forte com um 5-0, o Dnipro terminou na frente por 20-17, para grande satisfação para os muitos adeptos ucranianos presentes nas bancadas.

No segundo período, o Sporting viu o adversário fugir rapidamente para oito pontos (17-25), chegou depois à igualdade (25-25) mas os problemas ofensivos regressaram. Aproveitou o Dnipro para castigar a ineficácia dos portugueses e chegar pela primeira vez a uma vantagem de 10 pontos (37-27), atingindo depois a margem máxima de 14 pontos (42-28).

Seguiu-se depois um momento de grande apreensão, uma vez que Olexandr Tarasenko sofreu uma aparente lesão grave no joelho direito e teve de sair de maca a 2.45 minutos, após um choque forte com Arnette Hallman, que recebeu uma falta antidesportiva. O atleta ucraniano, a gritar de dores num Pavilhão João Rocha em silêncio, recebeu prontamente assistência pelas equipas médicas de ambas as equipas, recebendo depois uma ovação por parte do público aquando da sua saída do terreno de jogo. Pouco depois foi a vez do leão Nick Ward agarrar-se ao tornozelo esquerdo (aparente entorse), a 1.17 do intervalo, e a não aguentar continuar em jogo: o poste norte-americano era o melhor marcador da equipa, com 14 pontos.

O jogo retomou depois o seu ritmo, com o Sporting a conseguir encurtar as distâncias, com Ludgy Debaut a colocar a equipa portuguesa a uma posse de bola (39-42). Ao intervalo, o Sporting estava em desvantagem por 43-41.

Na segunda parte, um afundanço com um mão de Armwood deu alento aos leões, que continuavam atrás por 48-45 mas mostravam ter regressado dos balneários com mais energia. E a tendência positiva confirmou-se com o Sporting a chegar ao empate (50-50) por intermédio de Funderburk, colocando os adeptos em festa. A 2.37 do final do terceiro quarto, o Sporting colocou-se na frente do marcador pela primeira vez (57-56), após dois lances livres convertidos por Arnette Hallman. Mas foi o Dnipro a fechar o quarto na frente por 60-59. O quarto e derradeiro período arrancou com um triplo para cada lado, mas o Sporting não conseguiu evitar uma derrota por 78-70, num jogo onde cometeu demasiado erros, perdeu Nick Ward por lesão durante o primeiro tempo, e só esteve na liderança em duas ocasiões (57-56 e 59-56).

Na próxima jornada, o Sporting visita os polacos do Anwil Wloclawek. Antes, no domingo, a equipa comandada por Luís Magalhães defronta o Esgueira no arranque da Liga Betclic.