Brett Gardner e a mulher Jessica divulgaram o obituário do filho Miller, de 14 anos, que morreu precocemente, na semana passada, durante umas férias na Costa Rica.

«O vazio que a morte de Miller deixa nos corações da sua família, amigos, companheiros de equipa, professores, treinadores e outros será sentido por anos. A família Gardner sempre estimará os lugares que visitou, as pessoas que conheceu, os amigos que fez e as memórias que criou.»

Pode ler-se ainda no texto: «O tempo de Miller aqui com eles foi breve, mas o seu espírito permanecerá para sempre através daqueles que foram impactados pela maneira como ele viveu.»

Os investigadores suspeitam que o filho do ex-jogador do New York Yankees possa ter morrido intoxicado por monóxido de carbono no resort Arenas Del Mar Beachfront & Rainforest Resort, na Costa Rica.

O jovem foi encontrado morto há uma semana, quando passava férias com a família num hotel de luxo. Intoxicação alimentar foi outra das causas em cima da mesa, porque na noite em que Miller morreu, os quatro membros da família começaram a sentir-se mal por volta das 23h00. O hotel de luxo chamou um médico para os medicar e ajudar com os problemas estomacais. Na manhã seguinte, Miller Gardner foi encontrado morto com vestígios de vómito.

O diretor-geral da Agência de Investigação Judicial da Costa Rica divulgou detalhes sobre o avanço da investigação que ainda está a decorrer. Randall Zúñiga revelou a deteção de uma «atmosfera perigosa» no quarto de Miller.

«Foram detetados altos níveis de contaminação por monóxido de carbono no quarto e isso pode indiciar que a pessoa pode ter morrido por inalar esses gases muito perigosos», disse o responsável num vídeo do Youtube.

Segundo Zúñiga, ao lado do quarto da família, há uma casa de máquinas e a estrutura pode ter lançado os gases tóxicos e contaminado o local em que Miller estava. «Temos de esperar pelos resultados finais da toxicologia, que determinarão exatamente o que causou a morte do jovem», disse.

A assessoria de Brett Gardner não se manifestou sobre a revelação dos investigadores locais e o resort disponibilizou-se para colaborar.

«Estamos a cooperar com as autoridades judiciais da Costa Rica, que assumiram a investigação. Confiamos que o processo forense esclarecerá objetiva, clara e conclusivamente as causas deste infeliz incidente», afirmou Dana Cohen, porta-voz do resort Arenas Del Mar, que acrescentou não haver causa confirmada para o óbito, até o momento.

O obituário da família também refere a reputação de Miller como atleta e aluno de honra na Pinewood Preparatory School, em Summerville, na Carolina do Sul. Um aluno que se destacou no futebol e no beisebol, sempre com a camisola n.º 11, que o seu pai usava nos Yankees. 

Brett Gardner jogou pelos Yankees entre 2008 a 2021 e fez parte do último campeonato da World Series em 2009. Gardner é um dos poucos ex-Yankees que foi companheiro de equipa de Derek Jeter e Alex Rodriguez, e anos depois, de Aaron Judge.