
Os responsáveis da Fórmula 1 estão a considerar uma pequena alteração ao regulamento desportivo que poderá levar as equipas a correr mais riscos com paragens adicionais nas boxes.
Desde o início da temporada de 2025, realizaram-se quatro corridas em piso seco, três das quais com apenas uma paragem nas boxes. A única exceção foi o Grande Prémio do Bahrain, onde todos os pilotos trocaram de pneus pelo menos duas vezes.
Devido a estas corridas relativamente monótonas, a Pirelli decidiu ser um pouco mais agressiva na sua seleção de pneus para as corridas em Miami e Emilia-Romagna, fornecendo compostos mais macios em comparação com o ano passado. Contudo, se esta estratégia não resultar, a Fórmula 1 prepara uma alteração aparentemente mínima que poderá encorajar as equipas a serem mais agressivas nas suas decisões.
Trata-se do limite de velocidade na pit lane, que desde meados de 2013 está fixado em 80 km/h na maioria dos circuitos. Em pistas específicas, como Mónaco, Singapura e Países Baixos, o limite é de 60 km/h devido à estreiteza das vias de acesso às boxes.
Segundo o The Race, a Fórmula 1 está disposta a aumentar o limite de velocidade na pit lane para 100 km/h, reduzindo assim a perda de tempo em cada paragem nas boxes. Atualmente, gastam-se cerca de 25 segundos, dependendo da pista, incluindo a paragem propriamente dita junto aos mecânicos e a troca de pneus, que demora entre 2 e 3 segundos.
O aumento do limite — em alguns circuitos é de 80, outros 60 km/h — reduziria a perda total para cerca de 21-22 segundos, o que, em teoria, poderia levar a mais paragens nas boxes, uma vez que será mais fácil para os pilotos compensarem a paragem adicional.