O primeiro dia do GP Solidário de Barcelona de MotoGP correu de feição a Francesco Bagnaia. O piloto esteve a progredir de forma constante, sendo o mais veloz ao fazer uma volta em 1m38,918s no Treino.

O italiano da Ducati mostrou-se satisfeito com a sexta-feira: ‘Foi bom, honestamente. Sinto-me bem, porque é o que quero em todos os fins de semana de competição: começar bem, sentir-me bem, e trabalhar bem. Nunca demos um passo atrás, em todas as séries de voltas que fizemos, demos um passo em frente. Então, estou contente com isto’.

O dia de Bagnaia ficou também marcado por uma inusitada queda depois do treino de arranque no primeiro treino livre. O campeão de 2022 e 2023 explicou o sucedido:

Falhei o arranque, porque o meu pneu traseiro derrapou, e depois estamos no limite com o motor, então não queria puxar muito por ele porque nunca se sabe. Penso que o meu erro foi abrandar assim tanto. Mas honestamente, quando estás assim tão veloz, vais por dentro, e havia muito espaço por dentro. Comecei a ouvi-lo, e pensei que ele iria por dentro. Mas assim que o vi chegar com uma velocidade enorme por fora, no corretor, com a moto a mexer-se, assustei-me e perdi a dianteira assim.